A solidariedade é coisa certa a fazer
Neste período de isolamento social imposto pelos Governos como forma de combate ao Coronavírus, você já reparou que a maioria das grandes marcas pararam de vender seus produtos e começaram a fazer campanhas beneficentes ou informativas?
A AMBEV está produzindo álcool gel e doando aos hospitais e diversas outras marcas estão fazendo estratégias de marketing parecidas com esta. O foco deixou de ser a venda e a solidariedade passou a ser a coisa certa a fazer.
E para o universo do varejo de óticas, como isso tudo pode ser interpretado?
Óticas são varejos locais e também precisam se adaptar à nova realidade. Neste contexto, o momento agora passa a ser de sensibilidade e empatia com o público.
É preciso estar conectado com o cliente, nas redes sociais ou em qualquer outro canal de comunicação, mas com um discurso informativo, afetuoso e solidário.
Para as pequenas óticas este tempo de isolamento pode ser crítico, do ponto de vista financeiro, e inviabilizar o negócio. Mas, mesmo assim, é preciso ter calma e manter a conexão entre a ótica e seu público. Isso é fundamental.
O isolamento em breve vai diminuir e um dia irá acabar. As lojas que conseguirem manter-se vivas terão muito mais oportunidades de prosperar.
Outro fato importante é que com a COVID-19 o mundo mudou de uma forma brusca e nunca mais voltará a ser o que era. Todos os grupos estão pensando em como forjar esta nova sociedade, desde metodologia de ensino à distância nas escolas até mudanças na circulação de pessoas em shoppings.
As óticas também serão impactadas e seus serviços deverão ser repensados.
Já temos indícios de estratégias que serão fundamentais em um futuro próximo, como:
Marketing Digital
O Marketing Digital será fundamental. Hoje um perfil no Instagram é a forma mais impactante de conquistar novos públicos e divulgar produtos e serviços. Também temos outras estratégias, como Facebook, Google Ads, Google Meu Negócio, WebTV, WhatsApp, E-mail Marketing e o próprio site de sua ótica, entre outras. Em breve novas opções surgirão e é preciso estar sempre atualizado sobre como tirar o melhor proveito disso.
Comércio Eletrônico
O Comércio Eletrônico também é uma possibilidade muito importante. Muitas lojas já estão vendendo mais pela internet que pelas lojas físicas. E com esta ruptura causada pelo Coronavírus, as pessoas provavelmente estarão cada vez menos inclinadas a circular em locais fechados e com grande aglomeração de pessoas.
Para ter sucesso no comércio eletrônico, além de bons produtos e preços, é preciso investir em plataformas digitais, mídia, processos de trabalho, logística e estudar muito sobre o assunto. Apenas delegar esta função a um terceiro, sem o conhecimento estratégico, pode transformar esta trajetória em algo doloroso.
Experiências Presenciais
E se sua ótica é pequena e não vê perspectivas para lutar nacionalmente no comércio eletrônico com outras maiores, lembre-se que há diversas oportunidades de experiência do consumidor que só um varejo local poderá suprir. A facilidade de logística possibilita a gestão de brindes e até apresentação de produtos nas residências e escritórios dos clientes, onde é possível, por exemplo, levar uma coleção inteira de lançamento para o cliente experimentar e ver qual deles ele gostaria de comprar.
Existem muitos caminhos a serem seguidos nesta retomada. É preciso usar este tempo para adaptar o propósito de sua ótica e planejar as ações para quando o isolamento deixar de ser necessário.
Enquanto isso, mantenha a conexão com seus clientes e fornecedores para viabilizar a sua retomada e em breve colher os frutos.
Paulo Ignácio
Head Marketing Digital
Especialista – Segmento Óptico