Setor ótico chega à marca de R$ 21 bilhões. Conheça franquias para investir na área
Previsão do setor é crescer 5% em 2018. Franquias representam cerca de 13% dos 26 mil pontos de venda no varejo
Depois de dois anos em queda, o setor ótico cresceu 7,4%, em 2017, chegando à marca de R$ 21 bilhões. A estimativa é da Abióptica, que engloba toda a cadeia produtiva do setor, como fabricantes e laboratórios. Para abrir uma franquia do setor, há opções a partir de R$ 15 mil. Conheça XXseteXX redes de óticas para investir.
Operando há cinco anos no modelo de franchising, a Mercadão dos Óculos abriu 60 novas unidades no ano passado (2017), e pretende inaugurar outras 70 neste ano. Com foco nas classes C e D, a rede cresceu com a migração de usuários.
“No setor de alimentação dizemos que quem tinha um ticket de R$ 80 caiu para R$ 50; o de R$ 50 caiu para R$ 30, e o de R$ 30 passou a trazer marmita de casa. No segmento ótico aconteceu a mesma coisa”, explica Gustavo de Freitas, diretor executivo da marca.
Das 192 unidades franqueadas da Mercadão, hoje, cerca de 90% são lojas de rua. O investimento inicial da franquia parte de R$ 95 mil.
A rede aproveita o fato de trabalhar com marcas prórias, entre produtos fabricados e importados pelo Mercadão. “Como o nosso produto é marca própria, a gente pode oferecer qualidade sem precisar pagar royalties [cobrados pelas grifes”]
As grifes foram as grandes responsáveis, nos anos 1990, pela migração do óculos como um produto funcional para tornar-se um artigo fashion, explica o presidente da Abióptica, Bento Alcoforado.
Este processo de transformação e crescimento seguiu por todos os anos 1990 e 2000. E segue firme, principalmente em mercados emergentes, como o Brasil. “Em 2010, na Europa, um estudo indicou que a América Latina, impulsionada pelo Brasil, iria ultrapassar o mercado da Europa Ocidental ao final de dez anos”, lembra Bento. A tendência foi interrompida pela crise econômica e política brasileira. Mas deve voltar para este rumo nos próximos anos.
Para 2018, a entidade prevê um crescimento de 5% no setor. Dos cerca de 26 mil pontos de venda que existem no Brasil, o número de unidades vinculadas a franquias ainda é pequeno (cerca de 13%).
A norte-americana Nys Collection chegou no Brasil em com modelos de loja e quiosque pensados para shopping, com investimento inicial a partir de R$ 68 mil. No ano passado, a rede lançou a primeira franquia de óculos home-based do Brasil.
O franqueado não tem ponto comercial, e leva os produtos dentro de uma mala. O foco deste modelo é em óculos de sol, e o investimento inicial fica em R$ 15 mil.
1 – NYS Collection
Quiosque
Investimento Inicial: de R$ 68,5 mil a R$118,5 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Capital de giro: R$ 30 mil
Royalties: 15% sobre a compra
Taxa de publicidade: 2% sobre a venda
Área mínima: 2 mts x 1,10 mt a 4 mts x 1,10 mts
Número de funcionários: 3
Faturamento Bruto Mensal: R$ 28 mil (modelo smart) a R$ 40 mil (modelo premium)
Lucro médio mensal: de 15% sobre o faturamento líquido
Prazo de Retorno: 18 meses a 24 meses
Home-Based
Investimento inicial total: R$ 15 mil
Taxa de franquia: R$ 5 mil
Capital de giro: R$ 3 mil
Royalties: 15% do valor das compras
Taxa de publicidade: 2% do valor das vendas
Faturamento médio mensal estimado: R$ 4,5 mil
Retorno sobre investimento estimado: de 6 a 8 meses
Mais informações no site da empresa: http://bit.ly/2FvXJGz
2 – Mercadão dos Óculos
Investimento Inicial: de R$ 95 mil e R$ 115 mil
Taxa de franquia: de R$ 35 mil a R$ 55 mil
Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Área média para Instalação: 25 m² a 60 m²
Tipo de negócio: Ótica
Ano de fundação: 2012
Ano de fundação do franchising: 2013
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 3
Número de unidades franqueadas: 190
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio da unidade: R$ 50 mil
Lucro médio mensal: de 15% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses
Mais informações no site da empresa: http://bit.ly/2HkcIUh
3 – Óticas Carol
Instalação: em torno de R$ 800 a R$1,2 mil o metro quadrado para lojas de rua. Já as de shopping, em torno de 50% a mais.
Projeção de abertura em 2018: 190 lojas
Taxa de franquia: até R$ 50 mil
Royalties: 4% do faturamento bruto
Capital de Giro: 4 a 6 meses do faturamento médio esperado
Faturamento Médio mensal: R$ 70 mil
Lucro Médio Mensal: 12% a 18%
Prazo de retorno: em torno de 24 a 36 meses
Mercadoria inicial: a partir de R$ 65 mil
Mais informações sobre a empresa: http://bit.ly/2HleFzR
4 – Mercadótica
Investimento inicial: R$ 150 mil a R$210 mil
Taxa de Franquia: R$ 40 mil
Instalações: R$ 60 mil a R$ 90 mil
Capital de Giro: R$ 50 mil a R$ 80 mil
Royalties : 5% (sete por cento) sobre faturamento bruto
Taxa de Publicidade (FPP): 2% (dois por cento) sobre faturamento bruto
Faturamento Médio Mensal: R$ 35 mil a R$ 80 mil
Retorno: 18 a 30 meses (em média)
Tempo de Contrato: 5 anos (60 meses)
Fonte: Gazeta do povo