Setor óptico nacional enxerga retomada para 2019
Depois de anos enfrentando altos e baixos na receita, o setor óptico acredita em uma real retomada de crescimento da indústria óptica neste novo cenário brasileiro. Assim como a maioria dos setores que movimentam a econômica nacional, o óptico foi atingido pela instabilidade que dominou o País até 2018. O resultado foi uma queda de 2,1% no faturamento do setor (de R$ 21,5 bilhões) em comparação a 2017 (R$21,9 bilhões).
Foto: DINO / DINO
Diante das atuais possibilidades, a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), preocupada em agir rapidamente para estimular a produção e o investimento em inovação, enxergou como uma iniciativa ousada abrir as portas do maior evento do setor que acontece há 17 anos, a Expo Óptica Brasil (até 2018 Expo Abióptica) para companhias brasileiras não associadas e estrangeiras. Além da mudança no conceito e no nome da mais tradicional exposição, o presidente da Abióptica, Bento Alcoforado, acredita que tornando-a mais democrática e diversificada, fortalecerá a cadeia como um todo.”Promover a competitividade é um caminho saudável para a economia, pois demanda por transformação, gera entusiasmo e mais estratégia para alcançar novos objetivos“, comenta Bento Alcoforado, presidente da Abióptica.
O novo formato do evento, que acontece de 03 a 06 de abril no Transamérica Expo Center, em São Paulo, conta com cerca de 86 expositores confirmados para esta edição. Com a participação de empresas estrangeiras, de países como Alemanha, Coréia do Sul, Itália, China, EUA, Líbano, Espanha, Portugal, República Tcheca, entre outros, o profissional óptico que visitar a exposição, gratuitamente, terá acesso a uma ampla gama de produtos e serviços e, em primeira mão, às novidades que são tendência no mundo.
A grande vitrine do setor óptico
Fabricantes de lentes oftálmicas e de contato que já garantiram participação na Expo Óptica Brasil 2019 acreditam que o evento está caminhando para se consolidar como uma das principais vitrines de novidades do setor óptico na América Latina, já que além de palco dos grandes lançamentos do mercado, é uma excelente oportunidade de networking. “Na Expo Óptica Brasil apresentamos novidades e inovações, mas, acima de tudo, é um evento de encontro e relacionamento com profissionais de todo o país e fora dele. Na ocasião, aproveitamos para ministrar aulas de atualização sobre nossos produtos e serviços, além de proporcionar experiências e demonstrações do que há de mais novo em nosso setor“, comenta Pedro Janowitzer, diretor de marketing da Essilor Latam, empresa detentora das marcas Varilux®, Crizal®, Transitions®, Eyezen™, Xperio®.
Para António Mendes, diretor de unidade de negócios de Vision Care da Alcon, uma das maiores fabricantes de lentes de contato e produtos para lentes do mundo, a Expo Óptica Brasil também tem grande participação na evolução da indústria brasileira do segmento. “Acreditamos muito no crescimento desse segmento no Brasil. Os dois últimos anos, 2017 e 2018, foram muitos positivos para a Alcon, períodos em que tivemos uma virada e um investimento relevante em tecnologia, inovação e diversificação de produtos“, comenta. Também estão entre os expositores de lentes oftálmicas e de contato as empresas Zeiss, Fhocuse Coopervision.
O foco é inovação
Realmente otimista, a Abióptica está apostando pela primeira vez em uma área de inovação chamada de “Inova Hub”, uma arena que reúne startups que desenvolveram tecnologias especialmente idealizadas para o setor. A ClickVision, por exemplo, leva para a Expo Óptica Brasil deste ano o espelho virtual – criado para experimentação de armações e solares sem a necessidade de manusear o produto. “A proposta é, literalmente, a de levar novidades para as óticas, que ainda investem timidamente em inovação. Nossa intenção é mudar o formato da venda e da compra para diminuir o interesse do cliente em produtos piratas”, explica Valter Pieracciani, responsável pelo projeto na Expo.
Outra empresa especializada em soluções de tecnologia e consultorias para o segmento ótico, a Optidados, apresentará durante o evento, entre outras novidades, o Optifit, um consultor ótico e inovador pupilômetro digital via tablet. Além de medir DNP (distância naso-pupilar), altura, diagonal maior, ponte, curva vértice, ângulo panorâmico e pantoscópio de forma fácil, prática e objetiva, ainda facilita a venda de lentes e armações através do uso das ferramentas de demonstração em realidade aumentada. Já o Grupo Acert, que também atua com desenvolvimento de softwares para o setor, levará para a Expo Óptica Brasil o ERP SGO, um sistema de gestão 100% direcionado ao segmento de laboratórios e distribuidoras de produtos ópticos e focado em automatizar processos e integrar todas as áreas do negócio.
Mercado otimista
Agora muito mais recheada de novidades e com o dobro de expositores do que as edições passadas, a Expo Óptica Brasil 2019 promete revolucionar o setor óptico. “Preparamos uma série de atrações para os visitantes e expositores, como o Espaço Descompressão, que oferece serviços gratuitos de barbearia, cabeleireiro, manicure, maquiagem e massagem. Estes serviços serão disponibilizados por meio de tickets que serão entregues pelos expositores em seus estandes. Também teremos o1º Encontro de Influenciadores do Setor Óptico. Queremos aproveitar a força dos influenciadores no meio digital para levar ao público informações relevantes sobre o setor óptico, principalmente sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde ocular. Receberemos mais de 50 influenciadores digitais no último dia de evento“, conta Ambra Nobre Sinkoc, assessoria da presidência da Abióptica.
Diante disso, espera-se um aumento de 25% no número de visitantes em relação a 2018, além de um bom incremento sobre o valor de negócios gerados em relação ao ano passado. O que sustenta esse otimismo é que a edição de 2019 acontecerá em um cenário econômico muito mais favorável para o país e para o setor óptico. “Nossa expectativa é reverter o desempenho de 2018, que teve uma queda significativa no faturamento em comparação ao ano anterior. Apostamos em um crescimento em torno de 10% para 2019, superando R$24 bilhões em faturamento“, finaliza.
Website: http://www.expoopticabrasil.com
Fonte: terra