7 dicas para o site de sua ótica vender mais.
Sua ótica tem um site lindo, mas parece que não está recebendo a quantidade de visitas que você gostaria.
Pior ainda, as pessoas visitam o site, mas não mandam mensagens, não se cadastram para receber promoções e também não ligam para a sua ótica para perguntar sobre seus produtos e preços.
Aí você até se pergunta se tem algo errado com seu site.
Bom, esta situação é comum em diversos negócios, inclusive óticas.
Afinal, se destacar nesse cenário competitivo é muito difícil e levar as pessoas ao seu site é apenas parte do caminho.
Após trazer o internauta para o site de sua ótica, você precisa de conversão. Pode ser um internauta que compre um produto, se inscreva na lista da sua newsletter, ligue para a sua ótica ou siga você nas redes sociais.
Foi pensando nisso que escrevi este post, para falar sobre os 7 principais itens que o site de sua ótica deve ter para vender mais. Confira!
1) Site acessível por celulares
Hoje em dia a maioria das pessoas acessa a Internet da rua, via celular. Elas não querem mais perder tempo. Se precisam de algo, pesquisam na hora e rapidamente.
Imagina o visitante acessar o site da sua ótica e ele ainda não ser adaptado para celulares? O usuário provavelmente desistirá do seu site e irá procurar outro rapidamente. Isso sem falar que o Google também não gosta mais de mostrar nas páginas de resultado de busca os sites que não são adaptados para celulares. Sendo assim, seu site aparecerá menos nas páginas de resultado de busca.
2) Lançamentos e promoções interessantes e atuais
Muitas vezes esta é a informação mais importante que um cliente procura quando acessa o site de sua ótica ou de algum outro tipo de varejo. Ele quer saber, principalmente sobre produtos e preços.
Então, se você comercializa produtos novos ou faz promoções interessantes com frequência, é fundamental que você divulgue no site de sua ótica constantemente, pois isso vai ajudar a converter muitos usuários em clientes.
3) Criar senso de urgência
Tão importante quanto divulgar as promoções no site de sua ótica ou mesmo nas redes sociais, é preciso incentivar o senso de urgência no seu cliente. Aquela sensação de que a promoção apresentada é única e ele vai perder a oportunidade se ele não agir logo.
Publicar a data do fim da promoção é uma ótima forma para que seu cliente aja com rapidez e compre de sua ótica. Se você não fizer ele agir logo, este cliente pode decidir comprar de outra ótica, gastar o dinheiro com outra coisa ou até mesmo poupar o dinheiro que ele tem.
4) Divulgar as principais marcas que sua ótica vende
O site institucional de sua ótica não precisa ter todo o catálogo de produtos que você vende. Publicar todos os produtos e manter o site atualizado não só dá um trabalho muito grande, como corre o grande risco de o site ficar desatualizado.
Divulgar as marcas que você vende e as principais promoções já supre toda a necessidade de divulgar os produtos que você comercializa.
É claro que esta dica é para sites institucionais. Se você tem um comércio eletrônico, sua estratégia deve ser outra, mas isso nós vamos falar em uma outra oportunidade.
5) Informações de contato
Depois de seu cliente conhecer as suas promoções e as marcas que você comercializa, é importante que ele saiba, de maneira fácil e rápida, como ele pode entrar em contato com a sua ótica.
Por isso, saber o endereço de sua ótica ou cadeia de lojas, telefone, e-mail e/ou Whatsapp é fundamental. Depois que ele se interessou, ele vai querer entrar em contato para tirar dúvidas, saber se está vigorando o que está no site ou até mesmo se existe alguma outra oferta que o interesse.
Aproveite este momento e conquiste o cliente.
6) Formulário de solicitação de orçamento
Ainda pensando em conversão, ter um formulário de contato também ajuda muito, pois o usuário pode estar navegado fora do horário comercial. Neste momento, ter um canal para o internauta mandar uma mensagem que pode ser respondida posteriormente é uma ótima forma de captar um novo cliente.
7) Links para as redes sociais
É sempre bom quando a gente transforma um visitante em mais um seguidor em nossas redes sociais, pois aumenta a nossa audiência e também as chances de venda quando você for divulgar mais uma promoção.
Ter seguidores nas redes sociais é uma forma de gerenciar sua própria audiência e falar com frequência para o mesmo grupo de potenciais clientes.
Bom, esta lista de 7 dicas é um ótimo resumo do que um bom site de ótica deve ter para aproveitar as oportunidades e transformar um internauta em cliente. Afinal, esta deve ser a tarefa principal do site de sua loja.
Agora vai lá, navega no site de sua ótica e verifica se ele está sendo utilizado com foco neste objetivo.
Ah, sua ótica não ainda não tem site? Então, apresse-se para a transformação digital não te pegar de surpresa daqui a pouco.
Paulo Ignácio
Head Marketing Digital
Especialista – Segmento Óptico