Lentes de Contato Inteligentes
Lentes de Contato Inteligentes
O CEO da Mojo Vision usou em seu olho uma lente de contato inteligente funcional e a usou por cerca de uma hora. Não estamos em 2050, mas apenas em 2022, e esse filme de ficção científica está realmente acontecendo diante de nós.
A Mojo Vision é uma startup que está trabalhando na construção de lentes de contato inteligentes . Sim, você leu certo: não são óculos inteligentes, mas lentes de contato. Eles querem amontoar todo o hardware necessário para ter aumentos visuais em uma pequena lente que fica no seu olho. E embora isso possa parecer uma tecnologia vinda diretamente de um filme de ficção científica, eles a estão construindo agora, em nosso presente.
A Mojo Vision tem um roteiro claro de desenvolvimento e o está respeitando , por isso a empresa é altamente confiável. Claro, há muitas preocupações de segurança em usar um dispositivo eletrônico em uma área sensível como os olhos, então dentro da Mojo Vision, não há apenas pessoas que trabalham no lado tecnológico das lentes, como em todas as empresas de hardware (por exemplo, desenvolvedores de software , designers de hardware, etc?), mas também pessoas com formação médica (por exemplo, optometristas, profissionais de dispositivos médicos, etc?) que trabalham para garantir que as lentes sejam confortáveis e seguras para seus usuários.
A lente não contém a unidade de processamento interna , mas se comunica por meio de ondas de rádio com um módulo computacional externo .
* Um microdisplay para permitir que o usuário veja os aumentos. É uma impressionante tela MicroLED de 14.000 pixels por polegada . Medindo menos de 0,5 mm de diâmetro com densidade de pixels de 1,8 mícron, é o menor e mais denso monitor do mundo já criado para conteúdo dinâmico;
* Um sensor de imagem para ver os arredores e processá-los através de visão computacional (por exemplo, detecção de bordas);
* Sensores de rastreamento ocular (acelerômetro, giroscópio, magnetômetro);
* Um sistema de bateria ;
* Uma antena de rádio comunicação 5Ghz para fazer a lente se comunicar com uma unidade externa;
* Um processador ARM0 , que atua como um “guarda de trânsito” para os dados.
É impressionante como eles conseguiram colocar todos esses componentes dentro de uma única lente de contato e, para isso, é claro, eles tiveram que fabricar muitos componentes personalizados. E é ainda mais impressionante que esse protótipo realmente funcione: pois já testaram e ficaram impressionados com o fato de um hardware tão pequeno poder me permitir ver textos e imagens e executar aplicativos.
Os testes, de qualquer forma, aconteceram com a lente instalada em um bastão conectado por um cabo a uma caixa grande e não puderam usar a lente, apenas colocá-la perto do olho usando o bastão.
Uma lente eletrônica funcional permanecer em um olho vivo, é muito perigoso e embora muitas pessoas tenham usado as primeiras iterações dos protótipos da Mojo Lens, a mais recente lente completa nem mesmo foi usada dentro do olho por ninguém na empresa.
Sobre Abióptica
A Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica, entidade mais representativa do setor óptico brasileiro, possui entre seus associados 95% de todas as marcas e grifes comercializadas no Brasil. Tem como um dos seus principais objetivos a defesa dos interesses do setor óptico por meio do fortalecimento e união da indústria e varejo.
Fonte: Skarredghost
#lentesdecontato#tecnologia#serjaooptico#coaninovacaoegestao#mojovision#carloscoan#otica
Leia também:
ABNT/CB 49 finaliza padronização de auxílios eletrônicos para melhorar a baixa visão