Varejo chega ao 13º mês consecutivo de crescimento, revela pesquisa Cielo
Varejo chega ao 13º mês consecutivo de crescimento, revela pesquisa Cielo
O mercado de varejo chegou ao 13º mês consecutivo de crescimento. Em novembro o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado) registrou 1,1% com relação ao mesmo período do ano passado. Em termos nominais, ou seja, tomando por base a receita de vendas a alta foi de 10,3%.
Os principais fatores a impulsionarem o comércio varejista foram postos de combustíveis, supermercados, turismo e transporte. O estudo aponta que o calendário teve influência também: o mês teve uma quarta-feira a mais, dia da semana reconhecido por ter comércio mais ativo. E no dia 28 houve Black Friday, data que faz o comércio iniciar as promoções antes do dia propriamente dito. Segundo o estudo, do início do mês até a véspera da data comemorativa, foi registrado crescimento de 15,6%, com relação ao mesmo período de 2021. Já a Copa do Mundo refletiu positivamente no segmento de bares. A pesquisa ICVA apontou crescimento de até 60,9% em dias de jogos do Brasil.
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo. O leque de pesquisa engloba desde pequenos lojistas a grandes varejistas e respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês. O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Nos próximos dias, a Abióptica divulgará o levantamento mostrando o desempenho específico do mercado de varejo óptico. O conteúdo em detalhes será restrito aos associados da entidade.
Mais informações entrar em contato com [email protected] e aplique para ser um associado
Sobre Abióptica
A Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica, entidade mais representativa do setor óptico brasileiro, possui entre seus associados 95% de todas as marcas e grifes comercializadas no Brasil. Tem como um dos seus principais objetivos a defesa dos interesses do setor óptico por meio do fortalecimento e união da indústria e varejo.
Fonte: Cielo
Leia também:
Indicador de Movimento de Comércio avança 0,9% em novembro