Melhor saúde, para uma maior qualidade de vida: como alcançar?
Desde sua fundação em 1992, a ASPR sempre se preocupou com o bem-estar e a qualidade de vida de seus profissionais
Com o início da pandemia da COVID19 e também por conta dela, a ASPR realizou diversas ações online e presenciais, com todo o Time. Dentre elas destaco: Encontros de integração, convenção, confraternização, vacinação contra a gripe, incluindo familiares, dia mães e dos pais, setembro amarelo, Plantio de árvores no Parque Central e várias outras ações.
A ação mais recente foi em 22/06/23, com a apresentação do tema Burnout, com a Consultora de Gestão de Pessoas, Caroline Bolzan Rosalino, da Origem RH.
Segundo Caroline:
“Apesar de ter ficado mais popular nos últimos anos, o termo burnout foi utilizado primeiramente por Freudenberger na década de 70, médico psicanalista que descreveu este fenômeno como um sentimento de fracasso e exaustão causado por um excessivo desgaste de energia e recursos.
Burnout não é uma doença ou condição médica. É diferente, por exemplo, de um quadro de depressão. Trata-se de uma síndrome, ou seja, de um conjunto de sintomas.”
Durante o Encontro, além de conhecer sobre a história do Burnout, seus sintomas, as 3 dimensões e como prevenir, trocamos experiências com o Time ASPR.
Sabemos que além do Burnout, há muitas outras questões de Saúde que são relevantes e que devem receber toda a atenção, das Pessoas e das Organizações.
ANSIEDADE E DEPRESSÃO
Recente estudo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com resultados publicados em artigo na revista científica International Journal of Educational Research Open, “revela o alto impacto da pandemia de Covid-19 nas atividades acadêmicas e na saúde mental de estudantes de pós-graduação. Entre outros dados, a pesquisa aponta que 45% dos alunos foram diagnosticados com ansiedade generalizada e 17% com depressão durante o primeiro ano da pandemia. Além disso, mais de 60% relataram crises de ansiedade e dificuldade para dormir. Falta de motivação e problemas de concentração foram reportados por quase 80%.”
SAÚDE E BEM-ESTAR MENTAL
Pesquisa revela índices negativos de saúde e bem-estar mental entre profissionais de saúde na pandemia. Por Theo Ruprecht – Agência FAPESP
“Profissionais de saúde brasileiros da rede pública apresentam indicadores negativos de saúde e bem-estar mental na pandemia de Covid-19. Segundo estudo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 86% sofrem com burnout e 81% com estresse. Má qualidade de sono, sintomas depressivos e dores pelo corpo também foram frequentemente reportados”.
ANSIEDADE, O FENÔMENO QUE ABALA O BRASIL – REVISTA ISTO É
“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um contingente de 18,6 milhões de brasileiros (ou 9,3% da população) coloca o País na liderança entre as nações mais ansiosas do planeta. Um dado que seria alarmante sozinho, mas está agravado pelo crescimento de casos. Acompanhamos uma explosão recente de transtornos de ansiedade detectados entre crianças e adolescentes, e no universo corporativo, o que faz das escolas e dos escritórios terrenos férteis para a proliferação desse estado emocional em sua pior versão.”
“80% das doenças crônicas, como ansiedade e depressão, diminuem ou são revertidas com mudanças de estilos de vida – atividade física regular, controle de estresse, alimentação saudável, sono adequado (em quantidade e qualidade), relacionamentos, espiritualidade, redução de álcool e abstinência de tabaco”. Dr. Fábio Cesar dos Santos, médico especializado em Estilo de Vida (Revista ISTO É, 14/06/2023, N°2784, Pág.36).
Para o Dr. Fábio Cesar dos Santos, especial para esse artigo:
“Prevenção é a melhor forma de fazer tratamento. Essa frase resume a essência da luta de profissionais que como eu acreditam que devemos centrar em saúde e bem-estar, e não apenas no gerenciamento de doenças crônicas, se desejarmos obter uma longevidade saudável. É isso que faço com todos os meus pacientes.”
Tendo interesse, siga @doutorestilodevida
OBESIDADE NO BRASIL
Não podíamos deixar de falar da Obesidade, mal que não para de crescer.
Conforme a World Obesity Federation que trabalha com a redução, prevenção e tratamento da obesidade, se estima que mais de 50 milhões de pessoas, de todas as classes sociais, conviverão com esse mal no Brasil em 2030.
Para o Dr. Renato Romani, também especial para esse artigo:
“A questão da obesidade passa pela mudança do estilo de vida e ponto final.
As empresas são responsáveis pela cultura da saúde de seus profissionais; elas devem ser locais que os ajudem a buscar a prevenção e a promoção da saúde. No entanto, são os funcionários que precisam querer melhorar a sua saúde.”
A premissa de querer é poder, tem sua verdade. Tudo fica mais fácil quando a Pessoa pode contar com cuidados oferecidos pela sua Organização e contar com efetivo apoio de pessoas próximas.
Prevenir sempre será o melhor remédio e Promoção da Saúde é a melhor receita!
Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Presidente do SiNEco do Brasil Digital para Todos
Sobre Abióptica
A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 160 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.
Fonte: ASPR
Leia também: