O Zeitgeist Da Semana é Pink

O zeitgeist da semana é pink

O zeitgeist da semana é pink

O mundo está vivendo a febre rosa e o LadyÓculosPod, da jornalista Andrea Tavares, traz muitas informações sobre a Barbie. “Em todo lugar tem alguma empresa ou marca promovendo ação”, comenta Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica.

A Barbie tem estreita ligação com o setor porque ela nasceu de óculos. A boneca foi apresentada ao mercado em 9 de março de 1959 com solares brancos estilo gatinho de lentes azuis, que era a tendência do final dos anos 50.

A boneca foi criada pela norte-americana Ruth Handler, cofundadora da Mattel, que percebeu que sua filha Barbara (ou “Barbie”, como era apelidada) gostava de brincar com bonecas de papel que trocavam de roupa. Na época, só havia bonecas de bebês e as de papel eram as únicas mais parecidas com as adolescentes.

A inspiração da Barbie, como revela Andrea, foi a boneca alemã Bild Lilli, criada pelo cartunista Reinhard Beuthein e que não era brinquedo para crianças. A boneca representava a secretária confiante, espirituosa e sedutora, que tinha seios protuberantes e um rabo de cavalo loiro platinado, além das sobrancelhas arqueadas e da maquiagem forte, com direito a batom vermelho. Ela foi batizada de “Bild Lilli” e apareceu pela primeira vez como personagem de história em quadrinhos no jornal Bild Zeitung, da cidade de Hamburgo. O sucesso foi tanto que Bild Lilli ganhou uma versão de plástico com 30 centímetros de altura e era vendida para maiores em tabacarias, bares e lojas de brinquedos para adultos.

Em 1956, Ruth e a filha, Barbara, se encantaram com as várias versões de Bild Lilli em uma vitrine durante uma viagem à Suíça e voltaram para a Califórnia com 11 exemplares da boneca na mala – e depois Ruth ainda encomendou mais 12 unidades.

Apesar de bem parecida com a Bild Lilli, a Barbie é uma versão menos voluptuosa de sua inspiração alemã. Mesmo assim, ela se tornou o reflexo da evolução da trajetória da mulher nas últimas seis décadas, sendo apresentada nas mais variadas profissões.

Há cinco anos a Matel lançou a série Inspiring Women (do inglês, “mulheres inspiradoras”), que presta tributo a mulheres corajosas. A seleção de nomes reúne várias que assumiram riscos, subverteram regras e pavimentaram o caminho para as meninas das próximas gerações poderem sonhar mais alto e ambicionar objetivos ainda mais audaciosos.

Fazem parte dessa série a aviadora norte-americana Amelia Earhart, a pintora mexicana Frida Kahlo, a matemática norte-americana Katherine Johnson, cientista espacial da Nasa cujos cálculos fizeram a Apollo 11 chegar à lua em 1969; e até a surfista brasileira de ondas gigantes Maya Gabeira.

Além disso, Barbie tornou-se um ícone fashion. Desde os anos 90, os mais conhecidos estilistas têm assinado versões para a boneca. Dior, Chanel, Karl Lagerfeld, Givenchy, Carolina Herrera, Ralph Lauren, Diane Von Furstenberg, Versace entre outros, além de Alexandre Herchcovitch e Conrado Segreto.

Em tempo: o “zeigest” do título significa espírito do tempo.

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Fonte: Andrea (Lady Óculos Podcast)

 

Sobre Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 160 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

 

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