Eclipse solar: muito cuidado com a visão
Eclipse solar: muito cuidado com a visão
Sábado, 14 de outubro, é dia de um dos acontecimentos que assustou gerações de antepassados nossos mas que hoje só atrai nossa curiosidade: o Eclipse solar. O fenômeno acontece quando a Lua fica entre o Sol e a Terra. O desse sábado vai mostrar um anel luminoso ao redor da Lua sem chegar a transformar o dia em noite.
Mesmo assim é preciso cuidado. Olhar diretamente para o fenômeno pode causar queimaduras na retina que pode levar a danos irreversíveis à visão.
Segundo Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista e presidente do Instituto Penido Burnier, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, para observar o eclipse solar com segurança, é necessário utilizar óculos especiais ou filtros específicos para esse fim. “Óculos de sol normais, chapas de raio-x e vidros escuros não são recomendados”, adverte e completa: “Olhar para o fenômeno através de uma câmera ou de um binóculo sem proteção adequada também pode causar danos aos olhos”.
O oftalmologista diz que é possível encontrar óculos com os filtros corretos para vender e chama atenção para uma recomendação, normalmente informada pelos fabricantes: é preciso ser do padrão ABNT NBR ISO 12312-2. E acrescenta: o filtro poliéster aluminizado e o filtro polímero preto são alguns dos exemplos de materiais sugeridos para essa observação.
O eclipse vai atingir seu ponto máximo às 16h46, no horário de Brasília, em estados como Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. As capitais onde o fenômeno será melhor observado são Natal e João Pessoa. Nas demais regiões do Brasil não será possível ver Lua e Sol totalmente alinhados.
Mais informações entrar em contato com [email protected] e aplique para ser um associado.
Sobre Abióptica
A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 160 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.
Leia também:
Estudo canadense revela que saúde visual das crianças é negligenciada