Óticas Diniz realizam a 6ª edição do Diniz Social com doação de óculos para crianças em idade de alfabetização
Óticas Diniz realizam a 6ª edição do Diniz Social com doação de óculos para crianças em idade de alfabetização
O projeto Diniz Social, que integra a plataforma de responsabilidade social das Óticas Diniz, já beneficiou mais de 100 mil crianças e doou cerca de 35 mil óculos de grau completo.
As Óticas Diniz, maior rede de varejo óptico no Brasil com capital 100% nacional, desde a sua fundação, há 31 anos, têm um papel importante na saúde visual dos brasileiros pela oferta de óculos de alta qualidade com preços acessíveis e condições de pagamentos facilitadas.
Além disso, a rede entende a importância de ser um agente transformador na sociedade e, desde 2016, busca reduzir a evasão escolar por problemas de visão entre crianças em idade de alfabetização que vivem em situação de vulnerabilidade. Com esse propósito, nasceu o projeto Diniz Social.
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aproximadamente 20% das crianças em idade escolar enfrentam alguma dificuldade relacionada à visão. Esses problemas desempenham um papel crucial na taxa de evasão escolar, afetando cerca de 22,9% dos alunos do ensino fundamental no Brasil. Alarmantemente, cerca de 80% dessas crianças nunca passaram por uma avaliação oftalmológica.
O projeto Diniz Social consiste na doação de óculos completos para crianças em idade de alfabetização escolar, que não podem custear o cuidado com a visão. Todo mês de outubro, às mais de 1.000 lojas das Óticas em todo país, inclusive a sede da franqueadora Diniz Franchising, se engajam na busca de uma entidade e um médico oftalmologista parceiros em sua microrregião.
A idealizadora do projeto e presidente das Óticas Diniz, Ariane Diniz, enfatiza que o ‘Diniz Social’ é, principalmente, um agradecimento da rede pelo acolhimento nos municípios em que a rede está presente. “Nosso evento anual e seu impacto social está profundamente enraizado em nosso DNA, mudando a vida de inúmeras crianças. Isso ocorre para fornecer um acesso equitativo à saúde ocular e aos dispositivos necessários, sem importar nenhum custo às famílias beneficiadas”, conta.
Desde 2016, essa iniciativa pioneira já beneficiou 100 mil crianças em idade de alfabetização de escolas públicas e entidades parceiras, que passaram por consultas com médico oftalmologista gratuitamente – e cerca de 35 mil receberam a doação de óculos de grau completo.
A plataforma social das Óticas Diniz também apoia outros projetos como o Teleton, parceira pelo 4º ano consecutivo. O Teleton é uma maratona televisiva brasileira exibida anualmente em prol da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), bem como outras frentes. Durante a pandemia, a plataforma ganhou um outro braço social, o projeto Ponte do Bem, que realizou doações de cestas básicas, produtos de higiene e máscaras para famílias de todo território nacional.
Sobre as Óticas Diniz
Fundada em 1992 por Arione Diniz, na cidade de São Luís (MA), é hoje a maior rede brasileira do varejo óptico com capital 100% nacional. Presente em todo o país, oferece um diversificado mix de produtos e soluções ópticas de qualidade, alta tecnologia para lentes e óculos de grau e de sol das principais grifes. Autoridade em saúde visual há mais de 30 anos, a rede também proporciona aos seus clientes um ambiente aconchegante e acolhedor nas lojas modelo clássico e prime.
Desde 2016 a rede atua com a plataforma de responsabilidade Diniz Social. Essa iniciativa pioneira visa contribuir para a mudança da realidade da visão infantil no Brasil e já beneficiou 100 mil crianças em idade de alfabetização de escolas públicas e entidades parceiras, que passaram por consultas com médico oftalmologista gratuitamente – e cerca de 35 mil receberam a doação de óculos de grau completo.
Em 2023 ganhou o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que é sinônimo de qualidade e padronização. Por dois anos consecutivos, recebeu o prêmio do Reclame Aqui como o melhor atendimento do mercado óptico e conquistou o selo de 5 estrelas do prêmio Melhores Franquias do Brasil, chancelado pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN), em parceria com a Serasa Experian.
Sobre Abióptica
A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 160 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.
Fonte: Óticas Diniz
Leia também:
Smash, de Filipe Diniz, conquista segunda indicação em prêmios internacionais do setor óptico