Multifuncionalidade dos acessórios no dia-a-dia
Multifuncionalidade dos acessórios no dia-a-dia
Somos o resultado de nossas escolhas, nossas decisões impactam o futuro e podem afetar a vida de muita gente. Podemos errar? Claro que podemos, mas para consertar é preciso mudar.
Não é tão complicado como parece, mudar é da natureza humana, nascemos na mudança, começa no choro, é verdade, mas logo vem o sorrir.
Parece sublime, distante, a verdade é que essa dinâmica se repete todos os dias, da mais simples escolha àquela que pode mudar o mundo.
Dependendo da motivação, essa mudança pode gerar uma verdadeira revolução.
O tema é multifuncionalidade!
A moda a qual vou me referir, não se resume em passarela e vitrine, ocupa lugar na história e provoca o pensamento sem medo de mudar.
O momento em que vivemos requer responsabilidade.
Começa em nós, não comporta egoísmo e, sim, pode mudar o mundo.
Traduzindo em miúdos, precisamos mudar o nosso comportamento em relação ao meio-ambiente.
Uma forma responsável de oferta e consumo é a multifuncionalidade.
O produto multifuncional acumula funções nele mesmo, o shampoo que apenas lavava, agora lava, condiciona e hidrata, sem falar da praticidade.
A produção e consumo deste tipo de produto impacta muito menos o meio-ambiente, pois diminui não só o consumo dos recursos naturais necessários à sua fabricação, como também o descarte de embalagens e os resíduos decorrentes do uso.
Existem produtos que não são multifuncionais, mas se tornam responsáveis quando suas embalagens são recicláveis, por exemplo.
Na moda, criatividade conta e o que se pratica é a versatilidade, que rende looks com menos peças, outro exemplo.
No ramo óptico, a tecnologia oferece lentes fotossensíveis e armações clip-ons, exemplos que agregam valor ao reunir funções e, consequentemente, objetos. Indústrias do setor estão produzindo armações a partir de material reciclado com uso de alta tecnologia. As marcas independentes estão engajadas no tema, refletindo suas criações. As grifes internacionais maisons apresentam novidades pautadas na questão, a exemplo da italiana Valentino e o sucesso do solar de lentes geométricas, cujo as correntes podem ser usadas na cintura ou pescoço.
Outro exemplo, Celine, com armações que acompanham verdadeiras bolsas no lugar dos convencionais estojos.
Aliada a criatividade, as produções oferecem possibilidades que são verdadeiras experiências, em outras palavras, um produto multifuncional não só acumula funções como benefícios, praticidade é um deles. Ademais, quando se reúne funções em um produto, o que eram dois volumes ou objetos vira um, o que reduz gastos decorrentes da produção, armazenamento, transporte e ainda tributação. Depois dessa duvido você não mudar suas escolhas!
A mudança não começa no produto, começa em nós.
Tão importante quanto o acessório é o que ele representa.
Gustavo Pastorelli, advogado, especialista em compliance e co-fundador da Femi Hearts, marca de acessórios de moda óptica multifuncional.
Saiba mais!
Fonte: Gustavo Pastorelli e Abióptica
Sobre Abióptica
A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 190 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.
Leia também: Euromonitor Brazil mostra retrato preciso do setor óptico brasileiro