ASPR Busca Soluções

ASPR busca soluções, se conectando com associações

ASPR busca soluções, se conectando com associações

Em 06 de março passado, tratando da nova conexão empreendedora da ASPR com a LGK/FDC, escrevemos:

“As mudanças de toda ordem afetando profundamente culturas, a transformação digital e seus impactos às Pessoas e Organizações, os efeitos econômicos e sociais das tecnologias digitais habilitadoras e a alucinante revolução tecnológica sem tréguas, tem exigido de todos os atores das quatro hélices: academia, empresa, governo e organizações sociais, ações e soluções cada vez mais rápidas e altamente assertivas e eficazes. Difícil, mas é realidade irrefutável”.

Esta realidade impõe às Organizações, a busca incessante de soluções para as muitas demandas regulares e para “dores” específicas, junto a conexões estratégicas. Certamente uma das boas alternativas é a de se filiar em Associações com bons serviços e alta representatividade. A ASPR tem feito uso desta alternativa e é associada das entidades que seguem:

 

“Em 1986, a ABES foi criada para ajudar a estabelecer um mercado de software e serviços técnicos associados mais aberto, que permitisse ao Brasil competir internacionalmente e se recuperar do atraso tecnológico.

O propósito da ABES, é contribuir para a construção de um Brasil Mais Digital e Menos Desigual, porque acredita que a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades, visando melhor qualidade de vida para todos, de forma inclusiva e igualitária. Diante desse propósito, o objetivo da ABES é o de assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente”.

 

“Fundada em 1997 a Abióptica tem por objetivo desenvolver o setor para melhorar a saúde e o bem estar visual dos brasileiros. Ao longo dos anos se tornou protagonista no ramo das questões visuais por meio da articulação com toda cadeia produtiva óptica, governo, entidades e sociedade. Pregando sempre o comprometimento, confiança, cooperação, ética e respeito como elementos fundamentais.

A Abióptica é a maior entidade do ramo ótico brasileiro, representando mais de 95% do mercado das marcas e grifes comercializadas no país”.

 

“Em 2006 João Moura reuniu empresários e profissionais dos setores de filtros automotivos e industriais para desenhar o esboço da Abrafiltros, tendo como modelo a Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água (Abrafipa).

A Abrafiltros tem a tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reuso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados”.

 

Dentre os muitos produtos e serviços oferecidos por estas três Associações, um que vale a pena destacar, comum às três, são os seus Programas voltados para o “E” do ESG, ou seja, para o atendimento das demandas ambientais de suas Associadas, em especial para o cumprimento da Lei 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Elas possuem importantes Associadas, que contam com os seus serviços para cumprir a Lei 12.305, entre outros dispositivos legais, voltados à preservação do meio ambiente, por meio dos seus Programas oferecidos.

Eis pequeno resumo dos Programas, quanto aos seus propósitos e em especial quanto aos seus parceiros estratégicos por elas conectados, para de fato atender as complexas demandas das Associadas.  

 

 

“A ABES em parceria com o Instituto Observatório do Terceiro Setor e a ReUrbi, conta com o Programa ReciTech com o objetivo de oferecer serviços de logística reversa nos descartes de equipamentos de tecnologia e telecomunicações em desuso para gerar materiais que serão reinseridos na cadeia produtiva, com devolutivas econômicas, ambientais e sociais. A ação também vai apoiar projetos de inclusão e capacitação digital, através de doações de equipamentos recondicionados”.

“O programa ReciTech vem para assegurar de forma gratuita, simples e fácil as empresas, independente do seu porte, a aderirem as melhores práticas de governança socioambiental, alinhadas ao Pacto Global da ONU. Além do programa oferecer uma finalidade adequada para os produtos em desuso, protegendo o meio ambiente, contribuirá para a inclusão e qualificação sociodigital”, explica Rodolfo Fücher, presidente da associação.

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logística reversa de embalagens pós-consumo diz respeito a um conjunto de ações envolvendo a coleta, triagem e destinação adequada de resíduos sólidos para reaproveitamento dos materiais em novos ciclos produtivos, com o intuito de minimizar o impacto dessas embalagens no meio ambiente.

Em apenas três passos é possível a empresa escolher o que melhor se encaixa para cumprir com a compensação dos resíduos sólidos, por meio da Abióptica.

  • Primeiro, a empresa escolhe o plano de compensação de resíduos sólidos a partir do posicionamento da empresa, lembrando que o mínimo, de acordo com a Lei, é de 22% do peso total das embalagens geradas no pós-consumo;
  • Segundo informar ao sistema a quantidade de embalagens que a empresa coloca anualmente em cada estado da federação;
  • Para o terceiro e último passo: aderir ao plano coletivo de logística reversa de embalagem do setor óptico, por meio da Abióptica.

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O programa Descarte Consciente Abrafiltros teve início em julho de 2012 e atende as legislações ambientais estaduais: São Paulo – Resolução SMA 045/2015Decisão de Diretoria Cetesb 127/2021/P Paraná – Edital de Chamamento 01/2012Espírito Santo – Edital de Chamamento Público 02/2014 e Mato Grosso do Sul – Resolução SEMAGRO 643/2017, que estabeleceram a relação de produtos cujos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem implantar programa de responsabilidade pós-consumo para fins de recolhimento, tratamento e destinação final de resíduos, entre os quais, os filtros do óleo lubrificante automotivo.

34.195.518 filtros reciclados (coletas de 2012 até junho/2023).

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FINALIZANDO

ASPR acredita nas relações de confiança e trabalha fortemente na construção de importantes Conexões Empreendedoras, com Pessoas e Organizações, para poder estreitar cada vez mais o relacionamento com o seu Time e com os seus stakeholders, para uma efetiva entrega de Valor.

Sendo a Pessoa o principal ativo de qualquer organização, deve ela pensar holisticamente, estar conectada para que aflorem os possíveis pontos de alinhamentos, para que haja sintonia e com isso ela busque as sinergias e a sua prática, por meio das experiências de sucesso, melhores práticas e melhoria contínua.

Esse é o caminho para que Pessoas e Organizações estejam na vanguarda e com ele alcancem os seus principais propósitos e objetivos planejados.

A ASPR – Sua Companhia de Gestão trabalha de forma dedicada para atender as demandas do seu Time e Clientes e acompanha as transformações, em especial a digital, para atender também as demandas futuras, cada vez mais presentes.

É difícil, mas conhecer o Foco do Cliente é o que pode fazer a Diferença!

 

Ary Silveira Bueno

Fundador e Diretor da ASPR Presidente do Conselho do SiNEco

 

Sobre Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 160 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

 

Fonte: ASPR

 

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