Beach tennis impulsiona mercado de óculos esportivos
Beach tennis impulsiona mercado de óculos esportivos
O beach tennis foi criado na década de 1980 na Itália, misturando o tênis tradicional, vôlei de praia e badminton. No Brasil, a modalidade ficou conhecida em 2008, no estado do Rio de Janeiro, e desde então vem ganhando popularidade, inclusive em cidades não praianas.
O esporte, que atualmente é praticado por pessoas de todas as idades, ganhou um aliado que pode fazer a diferença em quadra: os óculos projetados especialmente para a prática esportiva, que protegem os olhos dos raios solares, da areia, do vento e de impactos, aliando estilo e conforto.
Os óculos de beach tennis são considerados itens essenciais pelos atletas, capazes de proporcionar uma visão mais nítida durante a partida. A designer gráfica e especialista de marketing digital, Carol Wayow, é praticante de beach tennis e considera os óculos fundamentais na hora do jogo. “Eles ajudam muito, porque às vezes o sol está de frente, ou de lado, e dependendo de como a bola vem, não usar óculos dificulta bastante. Eu conheço poucos atletas profissionais que jogam sem os óculos”.
De acordo com a proprietária e fundadora da marca Doha Óculos, Niele Mattos, os óculos para beach tennis devem ser leves, não podem cair do rosto, precisam ser confortáveis visualmente e ao serem vestidos. “Outra característica dos óculos para prática desse esporte são as lentes polarizadas, espelhadas e com proteção”.
Niele afirma que na hora do jogo os praticantes não podem ficar preocupados em arrumar os óculos ou até perdê-los, então as armações também devem ser apropriadas para o esporte. “As armações são feitas de material leve para que o atleta tenha liberdade de correr em quadra, sacar e se movimentar sem que os óculos saiam do rosto”, diz Niele, ressaltando que as armações com metais não são recomendadas, já que em um impacto podem machucar.
Na Doha, as armações são feitas em duas versões: TR90 e acetato. As lentes são de policarbonato polarizadas, que quebram o reflexo da luz do sol, proporcionando melhor visualização da bola e posicionamento mais adequado em quadra.
Outro diferencial dos óculos destinados à prática esportiva é o visual relacionado às cores. A gerente de Marketing da marca HUPI, Daiane Musskopf, explica que as cores das lentes nos óculos da marca não são escolhidas apenas por estilo, mas também pela funcionalidade. “Cores diferentes podem melhorar o contraste e a visibilidade em variadas condições de luminosidade, ajudando os atletas a performarem melhor em seus esportes”.
As lentes dos óculos de beach tennis da HUPPI são feitas de policarbonato, passando por um processo que inclui moldagem e aplicação de tratamentos de proteção UV e antirreflexo. As armações são fabricadas a partir de materiais flexíveis e resistentes, como TR90, para garantir durabilidade e conforto durante atividades esportivas.
Daiane ainda chama a atenção para aqueles atletas que necessitam de lentes com grau nos óculos. “A HUPI oferece uma solução prática com um sistema de clip de grau. Este sistema permite que os usuários insiram lentes corretivas atrás das lentes solares dos óculos, combinando proteção UV e correção visual em um único acessório”.
Desde o primeiro torneio realizado no Brasil, na cidade de Florianópolis em 2010, o beach tennis se tornou uma febre entre os brasileiros e a CBT – Confederação Brasileira de Tênis, estima que existam no país mais de 1,1 milhão de praticantes do esporte. Com tantos adeptos, o comércio de óculos também cresceu substancialmente tornando-se um bom negócio.
“Com a crescente popularidade do beach tennis, a demanda por óculos adequados para o esporte também aumentou na HUPI. Temos uma variedade de modelos que atendem tanto homens quanto mulheres, com muitos clientes optando por designs vibrantes e coloridos”, diz Daiane.
Almir Marinho é proprietário de óptica e comercializa, além dos óculos tradicionais, os destinados à prática de esportes. O empresário reconhece o aumento na procura pelo produto e afirma que o público é bem variado. “Não há um perfil definido para quem joga beach tennis, tem jovem, pessoas de meia-idade e até mesmo com 70 anos”, revela Almir. “Os óculos para beach mais vendidos na minha óptica são os com designs mais arrojados, lentes espelhadas, polarizadas e coloridas”.
Para a fundadora da Doha, o consumidor de óculos esportivos é diferenciado, pois eles não veem apenas como um acessório, mas principalmente como proteção. “Os óculos fazem parte do atleta, não são uma escolha”, fala Niele, afirmando que depois que passou a trabalhar com o público esportista suas vendas triplicaram. “Os homens que praticam beach têm de 1 a 2 pares de óculos, enquanto as mulheres têm de 5 a 6 pares, em média, para revezar e combinar com as roupas que usam em quadra”.
Para se ter uma ideia do crescimento desse esporte, a designer Carol Wayow, além de praticar beach tennis é fundadora de um grupo chamado as Ban Ban do Beach, formado por mais de 600 mulheres da região metropolitana de Ribeirão Preto, SP. “O grupo surgiu da necessidade de marcar jogos para treinar com atletas do mesmo nível, porém foram surgindo mulheres de várias categorias ao ponto de separarmos em subgrupos: iniciante, intermediário e avançado. Nosso grupo cresceu muito e tivemos a satisfação de realizar o primeiro evento de beach tennis inclusivo do Brasil destinado a crianças com síndrome de Down”, comemora Carol.
Sobre o tipo dos óculos escolhidos pelos jogadores, a designer explica como habitualmente funciona. “Pelo que tenho visto, os iniciantes escolhem os óculos por serem mais bonitos, mais coloridos, pela moda, o que não é tão relevante quando você vai aumentando o seu nível de jogo e passa a ver a necessidade de óculos de melhor qualidade. Nessa fase, você escolhe óculos que cubram de forma geral o sol e não sejam tão escuros ao ponto de atrapalhar a visibilidade”, deixa a dica Carol. “No começo eu usava uns redondos e à medida que aumentei meu nível de jogo mudei o tipo de óculos também. Hoje eu gosto dos óculos estilo máscara que cobrem até a lateral”, finaliza.
Fonte: Portal Fique de Olho
Sobre Abióptica
A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 170 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.