Black Friday impulsiona mais vendas em 2022, indica pesquisa da Conversion
Black Friday impulsiona mais vendas em 2022, indica pesquisa da Conversion
Em 2022 a Black Friday impulsionou as vendas do mercado de varejo, crescendo 8% com relação ao ano passado. Essa informação faz parte do levantamento feito pela Conversion, agência especializada em SEO.
A pesquisa apontou que 96% dos brasileiros entrevistados afirmaram que fariam compras na Black Friday, realizada em 28 de novembro. Em 2021, o total de consumidores que responderam que fariam compras na data chegou a 88,78% dos entrevistados.
As três categorias que lideram a preferência do consumidor foram telefones celulares (15,15%), eletrônicos e eletrodomésticos (14,28%), moda e acessórios (12,48%). Os três fatores que mais influenciam na hora da compra são preço (16,81%), ser uma loja conhecida (11,08%) e conhecer depoimento dos clientes (7,82%).
A maioria dos consumidores (43%) comprou pelo site de vendas. A parte que optou por utilizar aplicativo e ir na loja física foi quase equivalente: 29% e 27% respectivamente. Mas 75% dos entrevistados admitem o medo de cair em algum golpe. “A pesquisa mostra que as vendas no canal online se tornam cada vez mais representativas, por isso a Abióptica desenvolve ações para apoiar as iniciativas digitais do varejo óptico”, diz Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica.
Ticket de compras. A pesquisa apontou que 32% dos consumidores estavam dispostos a gastar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil. E 20% entre R$ 500 e R$ 1 mil e 17% entre R$ 150 e R$ 300. Os três meios de pagamento preferidos pelos consumidores são cartão de crédito, com 31,79%. Em seguida vem o Pix, com 18,27% e o cartão de débito, com 16,2%.
A Copa do Mundo refletiu positivamente no comércio. A pesquisa apontou que 70% dos entrevistados declararam estarem propensos a comprar algo relativo a competição. Os três produtos que lideram a lista são camisa da seleção ou com as cores (57%), material esportivo em geral (41%) e produtos eletrônicos com destaque para televisores (28%).
Mais informações entrar em contato com [email protected] e aplique para ser um associado.
Sobre Abióptica
A Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica, entidade mais representativa do setor óptico brasileiro, possui entre seus associados 95% de todas as marcas e grifes comercializadas no Brasil. Tem como um dos seus principais objetivos a defesa dos interesses do setor óptico por meio do fortalecimento e união da indústria e varejo.
Fonte: Abióptica
Leia também:
Abióptica apoia Plano de Retomada da Indústria formulado pela CNI