Noticia 1

Calor antecipa cuidado com os olhos

O Verão ainda não chegou, mas o calor sim. Por isso, sol, praia e piscina já são ambientes bastante frequentados.

Isso antecipa os cuidados com os olhos para evitar problemas, como a Síndrome do Olho Vermelho, marcada pela vermelhidão, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada.

Ela aumenta em 20% na estação mais quente do ano. Esses sintomas podem parecer inofensivos, mas, segundo os especialistas, não devem ser ignorados. “Os olhos, juntamente com a pele, são órgãos bastante expostos e afetados no calor, portanto, merecem atenção e cuidados”, destaca o oftalmologista, Guilherme Colombo Barboza, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos.

Os sintomas da Síndrome do Olho Vermelho são similares aos da conjuntivite, alergia, ceratite (inflamação na córnea) ou olho seco. Para saber do diagnóstico correto e o tratamento adequado, é preciso visitar um oftalmologista, se eles surgirem ou ainda forem recorrentes.

“Infelizmente, no Brasil, é forte a cultura da automedicação, e os colírios não fogem à regra. O problema é que o uso sem prescrição médica, só para clarear os olhos, pode mascarar uma doença séria”, alerta o médico.

Uma atenção especial deve ser dada à visão das crianças, que adoram ficar na água do mar e da piscina. Elas também sofrem com a Síndrome do Olho Vermelho, assim como de alergias e conjuntivites. “Óculos de natação são recomendados para os banhos de mar e de piscina, já que protegem os olhos”.

Conjuntivite – Outro problema ocular recorrente no calor é a conjuntivite, inflamação na conjuntiva – membrana que reveste o globo ocular e as pálpebras. Ela também provoca vermelhidão. No Verão é comum a ocorrência de surtos de conjuntivite viral causados pelas aglomerações das praias e piscinas. “A conjuntivite pode ser viral, bacteriana, alérgica e tóxica, causada, inclusive, pelo protetor solar que escorre para os olhos. Cada uma tem um tratamento diferenciado, portanto, neste caso, também vale a recomendação de procurar um médico e não se automedicar, ao sinal dos sintomas”, finaliza Colombo Barboza.

Cuidados com os Olhos no Calor:

– Lave sempre as mãos e não coce os olhos.

– Não compartilhe maquiagens ou outros produtos de beleza.

– Use óculos escuros com fator de proteção UVA e UVB.

– Evite exposição em horários de pico do sol.

– Use óculos de mergulho para nadar.

– Não utilize colírio sem orientação médica; o uso de medicação incorreta pode agravar o quadro ou mascarar sintomas.

– Entre usuários de lentes de contato, que devem ter atenção redobrada, principalmente no verão, na assepsia correta das lentes de contato, utilizando as soluções indicadas.

 

Fonte: Opticanet

Buscar