CB 049: Padronização Para Qualidade E Segurança No Mercado óptico

CB-049: padronização para qualidade e segurança no mercado óptico

O comitê funciona sob gestão da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica)

O Comitê Brasileiro de Óptica e Instrumentos Ópticos (ABNT/CB-049) integra a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e é responsável pela elaboração e revisão das normas técnicas relacionadas a óptica e instrumentos ópticos no Brasil.

O ABNT/CB-49 atua desde 2006 e já desenvolveu e publicou mais de 55 normas técnicas para o setor óptico brasileiro. A grande maioria dos trabalhos estão no âmbito da International Organization for Standardization (ISO).

O objetivo principal do ABNT/CB-049 é estabelecer normas técnicas que permitam a padronização de produtos, equipamentos e instrumentos ópticos, visando garantir a sua qualidade e segurança. Os trabalhos desenvolvidos são utilizados em diversas áreas como saúde, indústria, pesquisa e desenvolvimento, sempre com foco em garantir que os produtos sejam seguros para uso do consumidor.

“O acervo completo das normas técnicas do setor óptico garante a qualidade e a conformidade dos produtos ópticos”, esclarece Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica e coordenadora técnica da ABNT/BN-49. “Para o consumidor e as empresas que atuam no mercado serve como referência maior para dirimir dúvidas, resolver questionamentos e ações legais com relação a qualidade dos produtos”, completa.

O ABNT/CB-049 possui diversas comissões de estudos que trabalham simultaneamente. Essas comissões são compostas por especialistas das áreas de óptica, física, engenharia, química entre outras áreas afins. Seus integrantes atuam voluntariamente para o desenvolvimento das normas técnicas brasileiras, sempre alinhadas as normas internacionais ISO.

As comissões de estudos do ABNT/CB-049, são:

  • CE-049:001.01 – Comissão de Estudo de Lentes Oftálmicas – coordenada por Ana Paula Dorneles de Alvarenga
  • CE-049:001.02 – Comissão de Estudo de Instrumentos Ópticos – coordenada por Hilton Faria
  • CE-049:001.03 – Comissão de Estudo de Armações – coordenada por Thomas Pontes
  • CE-049:001.04 – Comissão de Estudo de Lentes de Contato – coordenada por Orieta Celeste Pescuma
  • CE-049:001.05 – Comissão de Estudo de Solares – coordenada por Cristiane Fávero Cantadori Barbeiro
  • GT – Grupo de Estudo de Métodos de Ensaios – coordenada por Alex Dias

A coordenação geral do ABNT/CB-49 e o coordenador técnico específico são eleitos pelo próprio comitê. “Os coordenadores técnicos são essenciais para que o trabalho seja conduzido com qualidade e que as normas tenham extremo rigor técnico”, diz a executiva que conclui: “Sem dúvida os coordenadores das CEs são atualmente os profissionais que dispõem de mais qualificação técnica nas questões de conformidade e qualidade de produtos ópticos, equipamentos e ensaios de desempenho no Brasil”.

Mais informações entrar em contato com [email protected] e aplique para ser um associado.

Saiba Mais

 

Sobre Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 160 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

Sobre Expo Óptica 2024

A próxima edição da Expo Óptica começa em julho desse ano quando a Abióptica abrirá as vendas dos espaços de exposição de 2024. O evento de 2024 será realizado em abril. “Nosso desafio de fazer a Expo Óptica melhor que a edição de 2023 já tem data certa para começar”, conclui.

Leia também:

Capacitação Digital e Gratuita

Buscar