Consumidor inicia 2018 mais confiante

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) inicia o ano de 2018 indicando aumento na confiança do consumidor. O INEC registra cresci- mento de 2,4% na passagem de dezembro de 2017 para janeiro de 2018. Apesar deste aumento, o INEC de janeiro ainda encontra-se 0,9% abaixo do registrado no mesmo mês de 2017 e 4,7% abaixo de sua média histórica, que é de 108 pontos.

A maioria dos indicadores que compõem o INEC registra crescimento em janeiro frente a dezembro, exceção feita ao índice de compras de bens de maior valor. Destacam-se os índices relacionados

às expectativas dos consumidores. Na comparação mensal, o índice de expectativa de desemprego au- menta 6%; o de expectativa da própria renda cresce 5,3%; e o de inflação, 4%. Ou seja, os consumidores estão mais otimistas com relação ao desemprego, renda e também com a evolução dos preços.

Já na comparação com janeiro de 2017, a maior parte dos índices mostra queda: os maiores recuos são o do índice de expectativa de renda (5%) e o de endividamento (4%). A queda do índice de en-dividamento reflete um aumento das dívidas das famílias nessa comparação.

 

Buscar