Coronavírus mobiliza setor óptico
Empresas patrocinam campanha da Fundação Abióptica para combater a covid-19 entre profissionais da saúde
A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza o uso de luva descartável, máscara, protetor facial e óculos de proteção para evitar a contaminação dos profissionais da saúde durante testes de covid-19, atendimento de casos suspeitos ou confirmados.
A explosão do número de óbitos e contaminações pelo novo coronavírus no mundo, está gerando a falta de todo tipo de equipamento de proteção individual ou EPIs, além de insumos hospitalares básicos como álcool, respiradores, entre outros.
Esta carência no Brasil que já ocupa a 14a posição no ranking mundial da covid-19 segundo o Ministério da Saúde, somada à falta de teste de diagnóstico e de leitos de UTI pode levar o setor de saúde do país ao caos.
Por isso, em diversas áreas, empresas se unem para ajudar a proteger pessoas que estão à frente desta crise de saúde pública. A mobilização acontece inclusive entre profissionais da saúde. No final de março, a Fundação Abióptica lançou a campanha solidariedade com a ajuda do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Bunier de Campinas que fez as entregas dos óculos de proteção aos hospitais e pessoas que exercem atividades de suporte à saúde, como por exemplo, vacinação.
Isso porque, explica, a falta de luvas e máscaras descartáveis multiplica o risco de contaminação caso sejam reutilizadas. O médico lembra que o coronavírus pode chegar ao sistema respiratório através do contato da mão contaminada com os olhos, que se comunicam com o nariz através do canal lacrimal. Os óculos de proteção, pondera, criam uma barreira que evita esta forma de contágio. Por isso, são recomendados pela OMS. “Afinal, muitos profissionais ficam 8 horas/dia ou mais em ambientes contaminados que exigem proteção mais rigorosa”, salienta.
Iniciativa é incorporada a programa mundial de solidariedade
Queiroz neto afirma que a campanha solidariedade vai distribuir 5 mil óculos de proteção aos hospitais e profissionais da região. A iniciativa que tem o aporte da Allprot, acaba de ser incorporada ao programa mundial de combate ao covid-19 da Essilor. Líder do setor óptico, a empresa vem desenvolvendo uma campanha global de doações para combater a covid-19 através do programa Vision For Life que tem como objetivo apoiar infraestrutura e programas sustentáveis de cuidados com a visão, para eliminar a visão deficiente. Além dos 2,2 mil óculos de proteção doados à campanha solidariedade a empresa já doou 12 mil EPIs para instituições de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Ceará, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.
Distribuição da campanha solidariedade
O destaca que a campanha de combate ao covid-19 da Fundação Abióptica já doou 1,2 mil óculos. Os beneficiados nesta primeira fase foram:
* Rede Mario Gatti e profissionais da saúde pública responsáveis pela vacinação contra gripe
* Hospitais Santa Casa e Beneficência Portuguesa de Amparo
* Fundação Penido Burnier
* HUC (Hospital Unimed Campinas)
* Centro Infantil Boldrini que acaba de inaugurar uma ala destinada ao atendimento exclusivo de pacientes do hospital que venham apresentar suspeita ou confirmação de covid-19.
* ONG ESD (Expedicionários da Saúde que instalou uma unidade móvel de pronto atendimento ao covid-19 na Unicamp com 10 consultórios que fazem a triagem dos casos suspeitos e encaminha os graves ao HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp.
Na segunda fase que inicia esta semana, Queiroz Neto afirma que as doações são maiores porque concentra os 3 covidários da região de Campinas nos hospitais universitários. A relação dos beneficiados inclui:
* Sinsaúde que agrega cerca de 20 mil profissionais da saúde na região.
* EDS recebem uma segunda doação para ser utilizada no hospital de campanha projetado por Ricardo Affonso Ferreira, presidente da ONG.
* Hospital das Clínicas (Unicamp)
* Hospital Universitário de Bragança Paulista
* Hospital Universitário de Jundiaí
Fonte: https://opticanet.com.br