De olho no Beach Tennis
Quando uma amiga me contou que tentou comprar uma raquete de Beach Tennis, mas não conseguiu. “Todos os modelos mais em conta estavam esgotados” disse o vendedor.
Este é um indicador do sucesso que esta modalidade esportiva com quadra de areia, e muito clima de praia, faz em BH, mesmo a mais de 500 quilômetros do mar.
O Beach Tennis, Tênis de Praia, se traduzido para o português, foi criado pelos italianos, a partir do badminton, e do tênis tradicional. A cidade natal desta simpática modalidade esportiva é a cidade de Ravena, última capital do Império Romano do Ocidente e dona do acervo de mosaicos bizantinos mais famoso da Península.
Como não poderia deixar de ser, o Beach Tennis chegou ao Brasil pelo mar, na cidade do Rio de Janeiro, em 2008. Hoje, o esporte possui mais de meio milhão de praticantes no mundo. Mas o tênis de praia não ficou só nas praias. Cresceu em direção ao oeste, em cidades bem distantes do litoral, onde as quadras de areia se espalham por todo lado.
Que o Beach Tennis é uma febre, e que as raquetes estão em falta, e algumas até em falta no mercado, você já sabe… O que talvez seja novidade para você é que, para além das raquetes, bolas e redes, o esporte também demanda óculos especiais para entrar em quadra.
E os modelos de óculos e lentes desenvolvidos para o beach tenistas devem cumprir alguns quesitos como: conforto, leveza, resistência e, acima de tudo, auxiliar no bom desempenho e ganho de performance. Além disso, claro, precisam proteger os olhos dos raios UV durante o dia e da luz artificial à noite.
E os fabricantes de óculos estão, literalmente, batendo um bolão nesse mercado, e empresas como Adidas têm desenvolvido armações que combinam design, funcionalidade e altíssima tecnologia que é sempre uma grande aliada na produção dos óculos esportivos.
Camila de Paula, que representa em Minas Gerais a Marcolin, empresa italiana que fabrica os óculos da Adidas, ressalta que os produtos da marca sempre tiveram em seu DNA a tecnologia, design, conforto e resistência. Um bom exemplo disso é o TR90, material da armação desenvolvido por engenheiros que, além de se auto ajustar de acordo com a temperatura do corpo do atleta, é extremamente leve. Camila também destaca que as lentes possuem várias opções de cores e também podem ser fotocromáticas, alterando a cor conforme o ambiente. Os óculos também permitem colocar lentes de grau. Outro diferencial é o sistema desembaçante. São 9 furos na parte superior do frontal do aro e um nas hastes que favorecem a circulação do ar.
Outra gigante do mercado óptico, a fabricantes de lentes Zeiss, também está desenvolvendo produtos específicos para praticantes de esportes. Estas lentes especiais oferecem qualidade, resistência e proteção.
Um exemplo de como é preciso investir pesado em tecnologia para desenvolver produtos que atendam às necessidades específicas do mercado, era a oferta de óculos esportivos para quem precisa de lentes de grau. Uma questão que dificulta a escolha das armações que visam ganho de performance para a prática de esportes é a curvatura das lentes, que sempre foi um problema para quem usa lentes para correção dos erros de refração como a miopia, astigmatismo, hipermetropia e a “vista cansada”, presbiopia. Era um problema. Isso mesmo. Hoje, a tecnologia já permite “graduar” as lentes desse modelo de armação para alguns tipos de dioptria. Ou seja, jogadores que precisavam de óculos de grau e não podiam usar óculos esportivos em quadra, agora podem ter os mesmos recursos proporcionados por lentes avançadas que garantem qualidade de visão e ganho de performance.
O empresário Marcus Túlio Ramos, dono da franquia ZEISS VISION CENTER Lourdes, relata que muitos clientes têm procurado retomar as atividades esportivas ao ar livre. E isto tem aumentado a demanda por produtos específicos da Zeiss, como o Zeiss Sport.
“As lentes como a Zeiss Sport permitem um ganho periférico nas armações mais curvas, o que possibilita uma qualidade de visão que abrange toda a lente. Outra característica da lente é a resistência, em materiais como o policarbonato que possui garantia contra quebra.”
Outro ponto importante destacado por Marcus Túlio são os recursos antiembaçantes que podem ser aplicados, com o uso de um spray e a flanela anti-fog que aplicados às lentes criam uma película que evita o incômodo do embaçamento constante.
E voltando ao começo para concluir o artigo de hoje.
Para atingir a alta performance física e motora na prática de esportes, cada vez mais, a indústria investe em tecnologia para fabricar os equipamentos esportivos. E, quanto mais a pessoa pratica, mais ela quer ir bem, e mais ela investe nas raquetes, tênis e vestuários adequados para ter um desempenho cada vez melhor.
E assim também deve ser quando falamos no desempenho visual de alta performance. Da mesma forma que não praticamos esportes com qualquer tênis, qualquer bola ou qualquer raquete, devemos ter o mesmo pensamento quando falamos em armações e lentes para correção ou proteção da nossa visão. Porque tanto para a prática de esportes, como para as atividades do nosso dia a dia, os óculos e lentes ideais demandam investimentos altos em tecnologia pela da indústria óptica. E assim como vale a pena investir em quadras de areia e raquetes para jogar Beach Tennis, vale a pena investir nos óculos e lentes próprios para a prática de esportes, e ganhar conforto, segurança e uma visão de alta performance que fará toda diferença em quadra.