Dia Mundial da Visão tem testes grátis no DF e 11 capitais
OMS informa que 50% da população mundial tem algum problema visual. Confira locais, inclusive no DF
Em comemoração ao Dia Mundial da Visão, nesta quinta-feira, 12 de outubro, a Fundação Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica) – Pelo Direito de Enxergar Direito realiza, pela primeira vez, a Ação Olho Vivo oferece testes de acuidade visitual e orientações. A ação em 20 capitais brasileiras iniciou no dia 8 e vai até 14 de outubro.
O objetivo é levar orientação e estimular a prevenção contra doenças oculares. No ano passado, aconteceu em seis estados, onde mais de mil pessoas foram atendidas. Neste ano, durante a intitulada Semana Mundial da Visão, espera-se que mais de 4 mil pessoas possam passar pela triagem de acuidade visual nos postos móveis espalhados pelos principais shoppings das cidades participantes.
A triagem será realizada gratuitamente pelos 120 voluntários por meio da “Tabela de Sinais de Snellen”, em que a pessoa precisa efetuar a leitura das letras ou símbolos, na sequência indicada. Se identificada alguma dificuldade, o triado será orientado a procurar um especialista.
A ação busca também esclarecer dúvidas sobre os riscos à saúde ocular de usar produtos ópticos piratas ou ilegais, orientando sobre as melhores práticas no momento da compra de óculos solares e de receituário.
Dados importantes
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% da população mundial apresenta algum tipo de problema visual, e mais de 60 milhões de brasileiros podem ter algum problema visual ainda não detectado.
De acordo com estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra incidência da catarata em 17% das pessoas entre 55 e 65 anos; 47% entre 65 e 75 anos e 73% nas que têm mais de 75 anos.
O Ministério da Saúde informa que 70% das crianças matriculadas no Ensino Fundamental público nunca passaram por consulta oftalmológica E ainda 25% dos acidentes de trabalho são causados por distorções ou falhas visuais.
Além disso, o uso de lentes vencidas ou danificadas causam inúmeras complicações à visão, além de aumentar em 10 vezes a chance de ser ter uma úlcera. Vale lembrar ainda que 15% das mulheres que usam maquiagem regularmente relatam problemas como olho seco, alergias, conjuntivite e blefarite.
Também praticar atividades externas sem o uso de óculos de proteção solar aumenta em 60% a chance de se adquirir catarata precoce.
De acordo com os promotores da iniciativa, as demais capitais, que não estão na programação, já foram ou serão visitadas este ano pela Ação Olho Vivo, totalizando assim a presença em todo o País em 2017. Para mais informações sobre a Ação Olho Vivo, acesse http://www.missao.abioptica.com.br/.
O horário de atendimento gratuito é das 11h às 19h (lembrando que os horários são locais)
Abaixo: os locais onde serão realizadas ações da Semana Mundial da Visão/Ação Olho Vivo.
Distrito Federal
Data: 12/10
Local: Alameda Shopping – Taguatinga-DF
Horário: 14h às 19h
São Paulo
Data: 11/10
Local: Jardins Aracajú
Horário: 13h às 21h
Palmas
Data: 11/10
Local: Palmas Shopping
Fortaleza
Data: 11/10
Local: Shopping Aldeota
Campo Grande
Data: 11/10
Local: Shopping Bosque dos Ipês
Florianópolis
Data: 11/10
Local: Centro Comercial ARS
João Pessoa
Data: 11/10
Local: Tambiá Shopping
Horário: 12h às 20h
Maceió
Data: 12/10
Local: Maceió Shopping
Macapá
Data: 12/10
Local: Amapá Garden Shopping
Belo Horizonte
Data: 12/10
Local: Minas Shopping
Horário: 14 às 18h
São Luís
Data: 13/10
Local: Shopping da Ilha
Horário: 14 às 20h
Manaus
Data: 14/10
Local: Sumaúma Park Shopping