Entidades anunciam Projeto para a Nação durante o Latam Retail Show
Abióptica participa da criação do Projeto para a Nação
Cerca de 20 entidades nacionais dos setores de comércio, varejo e consumo, que reúnem mais de 600 mil empresas associadas, formam coalizão apartidária com o propósito de desenvolver, implantar e acompanhar projetos que visam o crescimento sustentável do Brasil
No encerramento Latam Retail Show foi divulgado o lançamento de um projeto inédito para o cenário empresarial nacional: O Projeto para a Nação. Esta iniciativa reuniu cerca de 20 entidades, associações e confederações que se propõem a desempenhar um papel mais relevante no desenvolvimento sustentável e de longo prazo do Brasil. Para conhecer ou aderir ao projeto, acesse o site.
Um grupo de entidades, empresariais nacionais ligadas aos setores de comércio, varejo e consumo vem se reunido desde o começo do ano buscado sinergias para desenvolver ações decisivas na criação de um projeto estratégico para o Brasil. O propósito fundamental do Projeto para a Nação é conduzir pesquisas, desenvolver estratégias, implementar iniciativas e monitorar a execução de projetos essenciais para impulsionar um crescimento sólido e duradouro do país, resgatando o protagonismo e a responsabilidade do setor empresarial em um projeto nacional.
Durante o processo de criação, o grupo reconheceu algumas iniciativas já existentes, como o trabalho “Agenda Brasil 2034”, desenvolvido pelo Movimento Brasil Competitivo com o apoio da Fundação Getúlio Vargas, bem como os 12 compromissos para um país mais competitivo, além das propostas e recomendações de Políticas Públicas para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo desenvolvidas pela CNC – Confederação Nacional do Comércio e apresentadas em 2022.
Com a participação ativa das entidades nacionais (confira a lista completa abaixo), o “Projeto para a Nação” se tornará um espaço de colaboração no qual propostas destinadas a impulsionar o País podem ser discutidas e colocadas em prática, com uma visão estratégica e de longo prazo gerando estímulos tanto para o desenvolvimento social quanto empresarial, para além das propostas para a próxima eleição.
A apresentação do Projeto para a Nação já inclui 15 propostas concretas, que abrangem questões cruciais, como tributação, economia, educação e bem-estar social. De acordo com as associações, essas propostas são um roteiro sólido para o progresso econômico e social do Brasil, formulado por representantes comprometidos com o futuro da nação.
Para as associações envolvidas, a criação deste projeto é de real importância, uma vez que representa o caminho para negociar melhores condições de crescimento econômico, geração de ocupação e renda. Além disso, o Projeto para a Nação tem o potencial de atrair investimentos, tanto internos quanto externos, fortalecendo ainda mais a economia e a posição do Brasil no cenário global.
“Projeto para a Nação continuará a ser construído a partir do que já existe do que possa ser atualizado, ajustado e ampliado. Entretanto, ao mesmo tempo, existem temas urgentes, de curto e médio prazo, que exigem alinhamento, mobilização, que representem o pensamento empresarial desses setores e sejam levados em consideração de forma ampla nas reformas e ações que se propõem neste momento”, diz um trecho da carta.
Confira as associações participantes: ABCOMM, ABEVD, ABF, ABIESV, ABIT, ABMALLS, ABMAPRO, ABIÓPTICA, ABRASEL, ABVTEX, AFRAC, ANR, CACB, CNDL, IDV, IFB, LIDE, MBC SINDUSFARMA.
Propostas de curto prazo para o estímulo ao desenvolvimento social e empresarial com aumento de emprego e renda:
1.Ampliação do acesso ao crédito para consumidores e empresas em bases competitivas.
2.Simplificação tributária, redução da cumulatividade e da informalidade.
3.Ampliação do acesso à educação profissional e tecnológica de qualidade.
4.Atualização e ampliação da infraestrutura digital.
5.Diversificação da matriz logística nacional com o apoio da iniciativa privada.
6.Reorganização da matriz energética para diminuir o custo da energia e o risco do desabastecimento.
7.Modernização da legislação trabalhista para geração de empregos formais contemplando as novas alternativas das relações no trabalho e com redução dos encargos dos empregadores e sem alteração dos direitos dos empregados.
8.Revisão dos programas sociais para desestimular a informalidade e aumentar a ocupação e a qualificação profissional.
9.Simplificação regulatória, profissionalização e independência das agências reguladoras.
10.Integração ativa com a economia global com abertura comercial dentro de equivalentes critérios competitivos e tributários.
11.Ampliação da eficiência e produtividade do serviço público brasileiro a partir da transformação digital e racionalização de processos.
12.Implantação da reforma administrativa que promova a modernização, racionalização e a desburocratização do aparelho estatal, de modo a eliminar entraves, otimizar recursos e contribuir para o equilíbrio fiscal.
13.Melhoria do ambiente de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
14.Valorização do tema ambiental com avanço das políticas públicas de promoção da sustentabilidade e adequação das regulações.
15.Promoção da reforma do judiciário de forma a agilizar processos e aumentar a segurança jurídica para investimentos internos e externos.
Sobre o Latam Retail Show
Nascido em 2015, o Latam Retail Show se tornou, neste período, o mais completo e relevante evento de varejo e consumo da América Latina. Foram mais de 900 horas de conteúdo, 1.400 palestrantes e 50 mil visitantes nos últimos anos.
Sobre Abióptica
A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 160 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.
Mais informações e inscrições em https://latamretailshow.com.br/.
Leia também: