Euromonitor Brazil destaca empresas do setor óptico brasileiro
Euromonitor Brazil destaca empresas do setor óptico brasileiro
O relatório Euromonitor Brazil 2024 destaca a atuação de algumas empresas do setor óptico brasileiro. O estudo é um retrato preciso do mercado e serve de referência para as companhias que atuam no País. “O levantamento traz informações essenciais, que somadas aos mapeamentos da Abióptica, melhoram nosso entendimento do comportamento e da competitividade do mercado óptico brasileiro”, diz Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica.
Sustentabilidade é um tema crucial que atravessa todas as categorias de produtos do setor e atrai a atenção de diversas empresas como Vanilla, HB, Marchon e Chilli Beans. “O consumidor tem buscado alternativas com perfil mais eco-amigáveis e isso tem feito a indústria apresentar soluções criativas para atende-lo”, explica Guilherme Araujo, CEO da Vanilla Eyewear.
O estudo cita o alerta da Organização Mundial de Saúde de que até 2050 metade das crianças brasileiras terão miopia. O problema gera preocupação geral a indústria óptica tem participado do debate. Algumas empresas, como CooperVision, Zeiss e Hoya, conseguiram reunir consciência social e produtos premium ao oferecer ao mercado alta tecnologia em lentes para ajudar a combater a miopia em crianças.
Inovação em produtos, com investimento em design e novas propostas para o consumidor, estão presentes em praticamente todas as linhas dos players que atuam no Brasil e o levantamento assinala o trabalho da Hoya, Zeiss e Chilli Beans.
Apesar do segmento de solares se recuperar em ritmo mais lento, a categoria tem apresentado alternativas criativas para os consumidores, como por exemplo os produtos HB. E os Jogos Olímpicos de Paris serviram de impulso para a indústria na medida em que atraiu a atenção para os esportes ao ar livre, onde os solares são mais presentes.
Os demais, como mostra o relatório, apresentam comportamento diferente. O setor de lentes de contato registra crescimento forte embalado pelo interesse do consumidor brasileiro em usar produtos destinados a longos períodos de uso. E os óculos de receituário crescem e, a semelhança dos solares, com menos intensidade.
O estudo deste ano mostra as perspectivas de 2024, mantendo a curva positiva registrada em 2023, e também avalia a evolução do e-commerce. O relatório também cita as empresas que lideram em cada segmento.
Fonte: Euromonitor Brazil e Abióptica
Sobre Abióptica
A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 190 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.
Leia também: BNDES divulga nova apresentação do plano Mais Produção