Fundação Abióptica 15 Anos Capacitação Jovens Carentes

Fundação Abióptica celebra 15 anos promovendo capacitação de jovens carentes

Fundação Abióptica celebra 15 anos promovendo capacitação de jovens carentes

A Fundação Abióptica completa esse ano 15 anos de atuação em defesa do direito de enxergar direito e vai promover o curso de Consultor Óptico. A iniciativa é uma parceria com o Grupo Educacional Filadélfia e tem como objetivo qualificar e incluir jovens carentes de 16 a 19 anos no mercado de trabalho. O curso é gratuito e será ministrado em formato EAD (Educação a Distância).

O mercado óptico carece de profissionais qualificados para atuar nas 59 mil óticas em operação no Pais. O curso é o primeiro passo para atender essa demanda. “Nosso foco é proporcionar ao jovem uma oportunidade de emprego qualificado por intermédio da inclusão produtiva”, afirma a diretora Executiva da Abióptica, Ambra Nobre Sinkoc.

Os participantes aprenderão sobre anatomia, ametropias, lentes, tratamento de lentes, interpretação da prescrição de óculos, medidas ópticas e habilidades. O formato terá módulos teóricos e estágio prático em óticas previamente selecionadas para recebe-los pelo RHÓptico, outro parceiro da entidade que integra essa ação. O Grupo Educacional Filadélfia manterá plantão virtual das 9h às 21h para atender os alunos que tiverem dúvidas.

Para agilizar a captação de jovens para o curso, a Abióptica firmou uma parceria com o Programa Juventudes Potentes, também conhecido como Global Opportunity Youth Network (GOYN). Trata-se de uma iniciativa global liderada pelo Aspen Institute focada na inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade. No Brasil, o representante é United Way Brasil e tem como meta incluir produtivamente 100 mil jovens da cidade de São Paulo até 2030.

O diploma será emitido pelo Grupo Educacional Filadélfia após a conclusão e aprovação de todos os módulos do curso e do estágio prático realizado em uma ótica na cidade do aluno. “Desenvolvemos uma ação completa que certamente será de muita ajuda para os jovens carentes que tanto precisam desse suporte para ingressarem no mercado de trabalho”, conclui a executiva.

Sobre a Fundação Abióptica. A Fundação Abióptica é mantida pela Abióptica, não tem fins lucrativos e tem em sua essência e premissas a defesa dos direitos do cidadão – crianças, adolescentes, adultos e idosos – de enxergar direito. “Desde 2009 a Fundação Abióptica trabalha para proporcionar à sociedade condições de melhoria na saúde visual além de abrir oportunidades de inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho por intermédio de programas de formação profissional”, explica Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica.

A entidade está comprometida com o desenvolvimento social e foi estruturada sobre quatro pilares de sustentação: transformação social, saúde, educação e voluntariado. Desde 2009 a   Fundação Abióptica promove projetos de formação profissional com o objetivo de possibilitar que jovens em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a processos de qualificação que lhes permita serem inseridos no mercado de trabalho.

 

Fonte: Abióptica

 

Sobre Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 170 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

 

Leia também: Um novo olhar para o futuro: Expo Óptica 2025

Buscar