Fundação Abióptica oferece testes gratuitos de acuidade visual na estação Brás do Metrô de São Paulo
Iniciativa que acontece no dia 13 de junho, das 10h às 17h, pretende orientar a população quanto à necessidade dos cuidados com a visão e diagnósticos preventivos
A entidade social Fundação Abióptica – Pelo Direito de Enxergar Direito realizará no dia 13 de junho, na estação Brás do Metrô de São Paulo, a Ação Olho Vivo. A triagem visual gratuita, que tem como objetivo levar orientação e estimular a prevenção contra doenças oculares, acontece das 10h às 17h no piso Mezanino, ao lado da Sala de Supervisão Operacional.
A Ação Olho Vivo é voltada para todas as idades e consiste na avaliação de acuidade visual por meio da aplicação da Tabela de Sinais de Snellen. Se identificada alguma dificuldade de leitura ou qualquer outra necessidade visual, a pessoa será orientada a procurar um especialista. A iniciativa visa, também, esclarecer sobre os riscos de usar produtos ópticos piratas ou ilegais, orientando sobre as melhores práticas no momento da compra de óculos solares e de receituário.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% da população mundial apresentam algum tipo de problema visual. Por outro lado, mais de 60 milhões de brasileiros não fazem os exames visuais periódicos. Para o presidente da Abióptica, Bento Alcoforado, a falta de conscientização da população está relacionada, em especial, à falta de políticas públicas de prevenção e cuidados com a visão. “Muitos não sabem que precisam de correção visual, afinal, as doenças oculares são silenciosas e não causam dor. Por isso, a Ação Olho Vivo busca informar e conscientizar a população”, comenta o presidente.
Outros dados importantes referentes à saúde ocular:
Uma estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra incidência da catarata em 17% das pessoas entre 55 e 65 anos; 47% entre 65 e 75 anos e 73% nas que têm mais de 75 anos; Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% das crianças matriculadas no Ensino Fundamental público nunca passaram por consulta oftalmológica; 25% dos acidentes de trabalho são causados por distorções ou falhas visuais; O uso de lentes vencidas ou danificadas causam inúmeras complicações à visão, além de aumentar em 10 vezes a chance de ser ter uma úlcera; 15% das mulheres que usam maquiagem regularmente relatam problemas como olho seco, alergias, conjuntivite e blefarite; Praticar atividades externas sem o uso de óculos de proteção solar aumenta em 60% a chance de se adquirir catarata precoce.
A Ação Olho Vivo já realizou triagens visuais em mais de dez mil pessoas de várias cidades em 2017, passando por regiões de norte a sul do Brasil. Mais informações pelo telefone (11) 5093-0563.
Sobre a Fundação Abióptica
A Fundação Abióptica – Pelo Direito de Enxergar Direito é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem em sua essência e premissas a defesa dos direitos do cidadão – crianças, adolescentes, adultos e idosos – de enxergar direito. Foi criada para desenvolver ações que visem a gerar e administrar meios e recursos que propiciem aos jovens em situação de vulnerabilidade social uma melhor qualidade de vida.
SERVIÇO:
Ação Olho Vivo – Fundação Abióptica
Datas: 13 de junho de 2018
Horários: das 10h às 17h
Local: Estação Brás do Metrô de São Paulo (piso Mezanino, ao lado da Sala de Supervisão Operacional).
Gratuito