ABNT/CB 49 finaliza padronização de auxílios eletrônicos para melhorar a baixa visão
ABNT/CB 49 finaliza padronização de auxílios eletrônicos para melhorar a baixa visão
O ABNT/CB 49, sob coordenação técnica da Abióptica, conclui o trabalho de padronização de dispositivos ópticos e auxílios eletrônicos para melhorar a baixa visão. O trabalho de tradução técnica da norma ABNT ISO 15253:2021 foi concluído no último dia 24 e foi realizado pelo grupo de trabalho com diversos especialistas do setor óptico.
Grupo técnico deste trabalho:
ALEX DIAS
AMBRA NOBRE SINKOC
ANA PAULA DORNELLES DE ALVARENGA
EDUARDO BERNARDINO FILHO
JOSÉ HAMILTON MACHADO
LEIANA CAMARGO
ROBERT CHRISTIAN MORTIMER
WILSON JULIANO FREITAS
A norma padroniza os dispositivos ópticos e equipamentos eletrônicos, especificados pelos fabricantes para uso por pessoas como auxiliares de visão subnormal. O trabalho também especifica os requisitos e métodos de ensaio para esses equipamentos. Os trabalhos técnicos normativos definem parâmetros de padronização visando a melhoria da qualidade visual dos usuários de correção e, neste caso específico, de pessoas com baixa visão que necessitam dos auxílios para desempenhar atividades cotidianas.
É muito gratificante participar de um trabalho técnico que contribui com a melhoria na qualidade de vida de pessoas com baixa visão”, afirma Ambra Nobre Sinkoc, coordenadora do ABNT/CB 49 e diretora Executiva da Abióptica.
Mais informações entrar em contato com [email protected]
Sobre Abióptica
A Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica, entidade mais representativa do setor óptico brasileiro, possui entre seus associados 95% de todas as marcas e grifes comercializadas no Brasil. Tem como um dos seus principais objetivos a defesa dos interesses do setor óptico por meio do fortalecimento e união da indústria e varejo.
Fonte: Abióptica