O plástico infinitamente reciclável pode sair do sonho e se tornar uma realidade comercialmente viável!
O plástico infinitamente reciclável pode sair do sonho e se tornar uma realidade comercialmente viável!
Uma start-up baseada na Califórnia, a FLO Materials, desenvolveu o produto e está apresentando a nova tecnologia ao mercado óptico.
Isso exige explicações detalhadas, por isso Kezi Cheng, cofundador e CEO da FLO Materials, explica sobre a tecnologia, o processo de reciclagem e o estágio atual de desenvolvimento da empresa. “São necessárias três condições principais para que a reciclagem se generalize: um processo sustentável, um material de alto desempenho que não se degrade através de ciclos de reciclagem e um modelo de negócio rentável. Estas três condições são muito difíceis de cumprir e é por isso que o nível de reciclagem é atualmente tão baixo”, sublinhou Cheng.
Kezi Cheng, co-founder and CEO FLO Materials
No longo prazo, Cheng ressaltou que o material da empresa poderia beneficiar potencialmente muitas outras indústrias fora do setor óptico. Ela vê um potencial particularmente interessante na produção de calçado, uma vez que o material poderia potencialmente substituir diferentes outros materiais plásticos no calçado (malhas, elastómeros, espumas ou adesivos). Para atingir esse objectivo, no entanto, o sucesso na indústria dos óculos é um pré-requisito porque permitirá à Flo Materials gerar uma quantidade suficiente do seu material reciclado, muito mais barato, para entrar noutros sectores onde as margens e os preços são significativamente mais baixos.
Fonte: Eyewear Intelligence
Sobre Abióptica
A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 170 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.
Leia também: Tecnologia revoluciona e expande mercado de lentes de contato