Estética Old Money e quais acessórios ópticos compõem bem com esta tendência
Estética Old Money e quais acessórios ópticos compõem bem com esta tendência
A estética que simboliza a riqueza e reproduz o lifestyle de herdeiros é clássica e sofisticada!
Old Money ou dinheiro velho na tradução literal para o português é uma referência aos burgueses que acumularam fortuna no decorrer das gerações. Não por acaso, é comum em países menos influenciados pela monarquia, razão histórica que dialoga com o presente e ganha popularidade por aqui através do TikTok , rede social famosa entre os jovens da geração Z, nascidos entre os anos de 1.995 e 2.010.
A estética Old Money reúne elementos que são verdadeiros ícones atemporais, presentes na moda e na arquitetura, composição que inclui artes, paisagens e espumantes, além de referências não tão convencionais como a prática de golfe e hipismo.
No vestuário, o visual se destaca pelos cortes de alfaiataria, tons neutros, elementos clássicos e naturais como o linho e as pérolas, valorizando o luxo que dispensa ostentação, oposto ao New Money ou dinheiro novo, cuja ostentação integra a estética, dessa vez, representada por novos ricos.
Camiseta polo, sapato mocassim e tricô nas costas são bons exemplos – o mauricinho é Old Money. A estética é fortemente ligada à grife, algumas seculares, verdadeiros símbolos Old Money como Chanel, Saint Laurent, Gucci, Christian Dior, Cartier e Prada, muito bem representadas quando se fala em óculos, sendo elas, responsáveis pela ascensão que os fez acessórios de moda.
Não é recente o apelo, os solares oversized de Jackie Kennedy (ex-primeira dama dos Estados Unidos) e Audrey Hepburn (atriz de Hollywood e embaixadora da UNICEF) fazem sucesso desde 1.960, assim como o cat-eye ou gatinho, outro ícone tão famoso quanto quem o viralizou, Marilyn Monroe (atriz de Hollywood na década de 1.950), itens de moda comercializados pela óptica.
Indispensáveis, os acessórios ganham espaço na óptica atual, graças ao olhar fashionista de marcas que, conectadas com a moda e o futuro do setor, oferecem novidades, inclusive Old Money , a exemplo das atuais correntes de óculos que são verdadeiras joias, produzidas de materiais nobres como pérolas de água doce, sem falar das diversas opções em estojos e afins, acessórios que compõem o perfeito Old Money e qualquer outro look que apostar ou se identificar.
E tem mais, dentro e fora da óptica, itens de luxo – geralmente Old Money, são apresentados como manda o figurino, belas caixas, laços de seda, etiquetas especiais, posicionados em local de prestígio, sem apelo, provocando desejo.
O segmento de moda é ambicioso, vantajoso para a óptica, cuja maior responsabilidade é com a saúde ocular, vale frisar.
Vamos ao insight?
A sociologia define moda como fato social, expressão cultural que dialoga com política e economia, refletindo a sociedade no tempo, suas lutas e conquistas, a mesma que integra e segrega.
A moda surgiu no século XV, responsável pela distinção de sexo e classe social através do vestuário.
Coincidência ou não, ao reproduzirem as vestes dos nobres, os burgueses – os mesmos que inspiraram o Old Money , que eram ricos mas não eram nobres, tornaram-se co-responsáveis pelo surgimento da moda, já que os nobres não suportaram a ideia de serem confundidos.
A história se repete tal como a moda, refletindo questões atuais como inclusão, identidade de gênero e responsabilidade ambiental, cumprindo seu papel social, reparando equívocos.
A boa notícia é que a estética Old Money se atualiza no tempo, fato que a torna consciente ao optar por qualidade e durabilidade, valorizando práticas sustentáveis no segmento através de tecidos ecológicos e acessórios multifuncionais – assunto para o próximo insight.
Repetir o visual Old Money é sucesso, repetir a história nem tanto.
A moda do século XXI agrega o que segregou, é inclusiva, democrática e sem dúvida atemporal.
As escolhas que cobrem o nosso corpo refletem e podem brilhar.
O visual pode ser Old Money , nossas atitudes não.
Fonte: Euromonitor
Sobre Abióptica
A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 190 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.
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