Pessoa protagonista na inovação e na transformação digital
Pessoa protagonista na inovação e na transformação digital
Em um mundo em plena transformação, são muitas e constantes, as necessárias adaptações que decorrem da complexa relação das Pessoas com as suas Organizações e vice-versa. Elas têm levado a novos termos, conceitos e metodologias e que são respostas à realidade que vivenciamos.
Essa nova realidade, mutável e em grande velocidade, tem exigido muita criatividade e inovação das Pessoas e Organizações, sob muitos aspectos.
Novos termos e conceitos da relação: Pessoas x Organizações
- Há quem entenda que a Pessoa em sua Organização, precisa adquirir e dispor de habilidades de hard e soft skills, para obter a real skills.
- Scott Hartley escreveu em 2.017 o livro: O Fuzzy e o Techie: Porque as ciências humanas vão dominar o mundo digital.
Escrevi sobre o tema acima, em artigo de setembro de 2018. Após quase 6 anos, é surpreendente ver como as mudanças, transformação digital e revolução tecnológica, mudaram e muito a relação: Pessoas x Organizações.
“Em um mercado de trabalho concorrido e em alta transformação, recrutadores estão de olho em profissionais com habilidades e características únicas que adquiriram por meio de experiências pessoais. Depois das soft skills, surgem as “mad skills”, habilidades “incríveis” ou “fora de série”, em português, que envolvem hobbies ou interesses pessoais e que fazem um profissional ser diferente e especial”. Forbes 24/10/2023.
Abaixo, seis fundamentos para que a Pessoa tenha o desejável Propósito de ser Protagonista na Inovação e na Transformação Digital: Fonte: BDT
1 – Desenvolver o Agile Mindset nas Pessoas e nas Organizações
O Agile Mindset é uma mentalidade e uma cultura, muito além dos ritos e dos processos, fundamental para a Inovação e Transformação Digital e para a consolidação da Sociedade.
2 – Gestão das Mudanças para Organizações Exponenciais
A transformação das organizações tradicionais em exponenciais e a implementação de uma cultura de Inovação e Transformação Digital, exige uma gestão de mudança robusta e assertiva.
3 – Transformar Conflitos em Resultados
Os novos processos e modelos de negócios potencializados pela Inovação e Transformação Digital, desencadeiam um conjunto de mudanças que podem gerar diferentes opiniões e resistências, que naturalmente se tornarão conflitos que precisarão ser tratados adequadamente.
4 – Consolidar a Cultura Organizacional de Inovação e Transformação Digital
A Inovação e Transformação Digital exigem um novo repertório e uma nova mentalidade (mindset) das pessoas e uma nova cultura das organizações alicerçada em sete pilares que interagem e se complementam na formação do profissional da nova economia.
São eles:
Foco do Cliente; Inovação, Dados; Colaboração; Cultura Aberta, Fluência Digital e Agilidade e flexibilidade.
5 – Promover o Autodesenvolvimento
A Inovação e a Transformação Digital em velocidade exponencial exigem que as pessoas sejam protagonistas de seu desenvolvimento, se empoderem e maximizem a competitividade das organizações.
6 – Operacionalizar o Encaminhamento Social
Este Fundamento busca orientar as Organizações para o encaminhamento das Pessoas que não conseguirão se requalificar por conta de Inovação e Transformação Digital.”
Finalizando
Destaque-se, todo o Time ASPR fez capacitação nestas habilidades de soft skills, para melhor corresponder às crescentes demandas de seus Clientes.
Conte sempre com a vanguarda do Time ASPR em Gestão e Governança – Corporativa.
Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Vice-Presidente do Instituto Brasil Digital
Presidente do Conselho do SiNEco – Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital
#aspr #timeaspr #auditoria #consultoria #contabilidade #gestao #servicosfinanceiros
Fonte: ASPR
Sobre Abióptica
A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 170 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.
Leia também: Domicílio Eletrônico: Ferramenta de comunicação do governo com as empresas e cidadãos ganha dois novos integrantes