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Quiosques fortalecem e aumentam o mix dos outlets

Quem se lembra dos primeiros quiosques no setor de shopping centers? O modelo de loja, antes direcionado para cafeterias e lojas de conveniência, viveu uma transformação nos anos 2000, quando passou e ser explorado por marcas. Hoje, essas operações se tornaram muito representativas e estratégicas para os malls de todo o país, inclusive, para os outlets. 

De acordo com Walter Borghi, COO da JHSF Malls, como em qualquer shopping novo, este modelo de operação também vem amadurecendo ao longo do tempo e o Catarina Fashion Outlet tem quiosques desde a inauguração, em 2014. No início, eram utilizados com a identidade e o design das marcas. Há cerca de dois anos, o empreendimento iniciou um processo de padronização. “Hoje operamos um padrão e as marcas fazem adaptações. A exceção é apenas para os que são temporários. Essa flexibilização funciona como forma de ‘teste’ para marcas novas. Se o desempenho for bom, essas estruturas também devem migrar para o formato padrão. Isso garante a organização visual e também de arquitetura”, explica. 

Borghi avalia que podem acontecer alterações, mas estas resultam do turn over. “Estamos pensando em novos formatos, como, por exemplo, containers, em espaços de menor fluxo de clientes. Temos ainda dez vending machines, algumas bem diferentes, de produtos para pets e até alimentação”, detalha o COO.

O Catarina Fashion Outlet, localizado no interior de São Paulo, opera em sua capacidade máxima com 18 quiosques no modelo padrão com marcas como Bacio Di Latte, Havana e O Boticário e 14 com a identidade da empresa para teste como L’Oréal e Brasil Cacau. As áreas dedicadas aos quiosques estão delimitadas e respeitam as regras de circulação e o mix.

O Boticário é um dos quiosques do modelo padrão do Catarina Fashion Outlet

O Porto Belo Outlet Premium (SC) possui 15 pontos ativos de um total de 17. Segundo Aline Righi, gerente de marketing e merchandising, o mix precisa ser potencializado por meio dessas operações, onde os produtos são ofertados espontaneamente pelos corredores do passeio. “Quiosques possuem a característica de um varejo mais acessível e democrático. O cliente se sente à vontade e os corredores ficam mais interessantes, pois os projetos arquitetônicos chamam atenção de longe.”

O I Fashion Outlet Novo Hamburgo e o I Fashion Outlet Santa Catarina operam com este modelo desde a abertura, em 2013 e 2018, respectivamente. “São operações que complementam o mix de nossos empreendimentos. Mais do que pontos de venda, são modelos de negócio mais flexíveis, com aluguel menor do que uma loja física e contratos mais curtos. É uma oportunidade para as novas marcas testarem a aderência de seus produtos”, afirma Roberta Sirota, diretora da Iguatemi Mídia.

I Fashion Outlet Novo Hamburgo (RS) tem quiosques da Pandora e Alecrim Presentes

As marcas Pandora e New Era estão presentes nesse modelo de negócio no I Fashion Outlet Santa Catarina (SC)

As operações são variadas desde snacks, cafés, acessórios e joalherias. “No I Fashion Outlet Novo Hamburgo são quatro quiosques e 88 lojas e, no I Fashion Outlet Santa Catarina, há sete quiosques e mais de 100 marcas”, detalha Roberta.

Inaugurado em maio de 2021, o Recife Outlet, localizado na cidade de Moreno (PE), apostou no modelo desde o início, com a proporção de 70 lojas para 12 quiosques. De acordo com Marcos Pacheco, superintendente do empreendimento, esse tipo de operação é estratégica para o mall, por ser formada por serviços de grande giro e, muitas vezes, de interesse da população e com valor que cabe melhor no orçamento do cliente. “Chilli Beans, Tea One, Icare, Banca do Automóvel, Coxinha no Pote são alguns dos que estão presentes no empreendimento, que já foi projetado com as áreas pré-determinadas para operação de quiosques”, conta.

Preço

Os outlets oferecem descontos o ano inteiro, o que é o principal atrativo. No caso dos quiosques, há produtos promocionais, com uma média de 30% off, mas também fullprice. “Como os estoques são menores, o giro é grande, portanto, em sua maioria, os produtos são novos e de coleções atuais. Os contratos são efetivados com períodos menores se comparado às lojas”, afirma Aline. No Porto Belo Outlet Premium, por exemplo, o período é de 12 meses, tempo mínimo para que as marcas possam testar os produtos e os clientes. 

 

Borghi, da JHSF, diz que o Catarina Fashion Outlet é criterioso com precificação, seja em lojas ou quiosques, que devem oferecer descontos o ano inteiro. “Auditamos e checamos, porque garantir a oferta é fundamental. A única exceção são as vending machines focadas em serviços”, explica.

 

O superintendente do Recife Outlet, Pacheco, explica que o mall também segue esse padrão onde as operações de alimentação e serviços não entram na política de descontos. “Nos outlets da Iguatemi, todos os lojistas seguem a política de descontos de até 70% durante o ano todo”, reforça Roberta.

Demanda

Container Bebidas entra na categoria quiosque e está alocada em uma área especial no estacionamento do Porto Belo Outlet Premium (SC)

 

A alta procura por esse modelo de negócio no Porto Belo Outlet Premium (SC) fez com que o empreendimento criasse novos pontos, como a operação Container Bebidas, que pelo tamanho da estrutura de quiosque foi alocada para um ponto nobre do estacionamento. “Já tivemos outras operações em estacionamento também como os trucks de decoração e alimentação. No entanto, em projeto, temos mais seis pontos para disponibilizar, com a chegada da expansão”, explica Pacheco.

Os tamanhos são variados. No Porto Belo, há projetos desde carrinhos gourmet de apenas 2,5 m2 até quiosques de café com 24 m2, que sempre fazem muito sucesso entre o público assim como os específicos ou de presentes rápidos. 

O superintendente do Recife Outlet ressalta que, mesmo estando ainda nos primeiros meses de operação, existe a intenção de aumentar o número de quiosques. “Vamos sentindo os movimentos de mercado, os clientes e os lojistas”, sinaliza. 

O Catarina Outlet Premium está em fase acelerada da obra de expansão, prevista para finalizar em novembro de 2022 quando terá mais 22 mil m2 de ABL, onde já estão previstos novos espaços para quiosques. Segundo Borghi, os quiosques são estratégicos, pois garantem a entrada de novas marcas, funcionam como teste de modelo de operação para outras e ajuda na ampliação do mix e da experiência de compra dos clientes. “Há marcas, por exemplo, que migram de quiosque para loja e, acredite, de loja para quiosque”, conta. 

 

Fonte: https://revistashoppingcenters.com.br

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