Relevância Comunicação Mundo BANI

A Relevância da Comunicação no Mundo BANI

A Relevância da Comunicação no Mundo BANI

 

Em uma visão geral da IA:

BANI é um acrônimo que significa “brittle”, “anxious”, “nonlinear”, e “incomprehensible”, que em português significa “frágil”, “ansioso”, “não-linear”, e “incompreensível”. É um conceito criado pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio para descrever o paradigma atual da sociedade. 

 O conceito de Mundo BANI busca enquadrar o momento atual que estamos vivendo, que é caracterizado por: Fragilidade, Situações caóticas, Resultados imprevisíveis, Incompreensão, Ansiedade, Senso de urgência.

 

Minha percepção sobre a comunicação

Quem me conhece pouco mais, sabe o quanto gosto e valorizo a comunicação.

Há décadas que dedico algum tempo para me desenvolver no tema. Tenho produzido pequenos artigos, especialmente vinculados à Gestão Corporativa.

Quanto mais o tempo passa e o mundo BANI se impõe à todos nós, mais concluo que um dos “remédios” para combater e mitigar seus possíveis efeitos negativos, é a prática consistente de uma eficaz comunicação.

 

A comunicação e a realidade brasileira

A realidade é que a maioria do brasileiro lê pouco, especialmente quanto ao que lhe possa ser efetivamente útil. E mais, como regra, tem dificuldade de falar, ouvir, escrever e interpretar textos.

A metodologia da linguagem simples e o uso da Inteligência Artificial, podem ser recursos fundamentais para colocar o brasileiro e a comunicação em melhores níveis.     

Há autores de bons livros e especialistas em comunicação, os quais admiro, com quem aprendo e, com alguns deles, mantenho conexão empreendedora e prazerosa. Se desejar conhecê-los, me contate.

 

Eis destaques sobre comunicação, de três artigos que escrevi:

 

Artigo de setembro 2024 – I.A. – Inteligência Artificial – Conexão Inteligente 

“Temos visto pesquisas e lido opiniões de especialistas, que colocam a relevância da comunicação à Pessoa, como uma soft skill essencial e condição para ela se sair bem, em sua mutante carreira profissional, atualmente”.

 

Artigo de maio de 2023 – Comunicação, Governança e Compliance

“Como implementar e monitorar esses 3 citados temas, quanto aos seus efeitos impactantes nas Organizações e mais complexo ainda, em seus stakeholders, de forma direta e/ou indireta?”

 

Artigo de novembro de 2018 – Eficaz Comunicação Organizacional – BIG Desafio

“E não é possível, tratarmos de Gestão de Profissionais, sem falarmos em boa Comunicação, Liderança e Empreendedorismo do Profissional da empresa. É indispensável!

Para tanto, lemos dois importantes trabalhos científicos, de 2006 e ainda muito atual e outro de 2017, bem recente.

O primeiro o qual recomendamos a leitura é de Onésimo de Oliveira Cardoso.

Na Conclusão, o autor Onésimo traz:

“Num ambiente de incertezas e complexidade, é necessário compreender a estratégia organizacional não mais como um exercício de previsão conduzido por um grupo limitado de experts, mas sim como um processo de emergência estratégica envolvendo toda a coletividade, em cujo centro está a Comunicação.”

 

Por que trago novamente o tema comunicação?

É para destacar a conveniente conexão da comunicação com o mundo BANI.

Trago inspirado também pelo recente e bom artigo da especialista Paula Campoy.    

 

Artigo – Comunicação: A Competência Que Diferencia Líderes em Tempos de Transformação

Primeiro parágrafo:

“Se há uma habilidade que separa líderes que inspiram daqueles que apenas gerenciam, é a comunicação. Em 2024, essa foi uma reflexão muito clara para mim: comunicar bem não é apenas transmitir uma mensagem, mas criar conexão, provocar reflexão e inspirar transformação.”

Penúltimo parágrafo:

“Porque quem domina a comunicação não apenas lidera, mas define o futuro.”

 

Concluindo

É imperdível a leitura do artigo, recomendo.  Fácil leitura, você gostará!

 

Ary Silveira Bueno

Fundador e Diretor da ASPR

Vice-Presidente do Instituto Brasil Digital

Presidente do Conselho do SiNEco – Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital

 

#aspr #32anos #timeaspr #auditoria #consultoria #contabilidade #gestao #servicosfinanceiros

 

 

Fonte: ASPR

 

Sobre Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 190 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

 

Leia também: Abi entra para o time da Abióptica!

Buscar