Lll

Setor óptico cresce 7,4% em 2017, segundo a Abióptica: Conheça redes de franquias como a NYS Collection, com investimento a partir de R$68 mil, e a Ótica Diniz, que possui mais de mil unidades franqueadas

O faturamento do setor óptico cresceu 7,4% em 2017, na comparação com o ano anterior, segundo a Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica. As vendas totalizaram R$ 21,04 bilhões. Foi o primeiro aumento desde 2015, ano que apresentou a maior queda da última década (11,1%), embora com faturamento similar ao de 2017.

“Ainda não temos uma projeção oficial, mas a tendência é que haja no mínimo uma manutenção desse ritmo de melhora, em torno de 7%, no primeiro semestre”, diz Bento Alcoforado,  presidente da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica).

Conheça a seguir as principais redes de franquias do ramo ótico.

1 – NYS Collection

A NYS Collection Eyewear, marca americana especializada em óculos, oferece mais de 400 modelos para variados estilos de vida, todos com proteção UV em suas unidades franqueadas. No mercado há mais de 20 anos, a NYS Collection Eyewear está presente em 40 países com mais de 1.000 pontos de venda. No Brasil, a rede, que iniciou a expansão por franquias em 2014, soma mais de 20 unidades e planeja dobrar este número em um ano.

A rede está em pleno processo de expansão com dois modelos de negócios: o quiosque que requer o investimento inicial de R$ 68.500 a R$118.500 e o modelo home-based que sai por R$ 15 mil.

2 – Mercadão de Óculos

O Mercadão dos Óculos é uma rede de franquias que vende armações de grau e óculos de sol com preços até 60% mais baratos do que a média do mercado. Fundada em 2012, em São José do Rio Preto (SP), para atender demandas das classes C e D em busca de produtos óticos de qualidade com baixo valor, a marca inaugurou 54 novas lojas em 2017, com um faturamento total de quase R$ 80 milhões.

No mesmo ano, ainda lançou uma grife de óculos assinada pela apresentadora e jornalista Chris Flores. Atualmente, conta com 187 unidades abertas e, em 2018, pretende conquistar 70 novas franquias e atingir o faturamento de R$ 100 milhões em toda rede. O investimento inicial varia entre R$ 95 mil e R$ 115 mil.

3 – Atitude Point

Fundada em 2011 em São Paulo, a Atitude Point é uma franquia do ramo ótico. O negócio comercializa óculos solares das marcas Atitude Eyewear, Speedo Eyewear e Bulget Occhiali. A rede entrou para o franchising em 2015 com o modelo de negócio de quiosques para shopping center. Atualmente, a marca possui 41 quiosques em 14 estados e prevê abrir 10 novas unidades até o final de 2018. Os óculos solares da Atitude Point são multimarcas de grifes com preços acessíveis e que atingem diferentes públicos. O ticket médio nas unidades da rede é de R$ 199. Para este ano, o negócio espera faturar mais de R$ 15 milhões, um crescimento médio de 25% em comparação ao ano de 2017.

4 – Óticas Carol

Com 20 anos de atuação, a Óticas Carol, criada em 1997 no interior de São Paulo, se tornou uma das maiores redes de franquias no Brasil, com mil lojas distribuídas pelo País. A empresa se diferencia por oferecer as melhores marcas internacionais a preços acessíveis, sempre com a forma de pagamento facilitada: 10 vezes sem juros.

Além disso, é a única no setor óptico com laboratório próprio 100% digital, responsável pela produção de lentes de alta qualidade e performance, que chegam a ser entre 30% e 50% mais baratas se comparadas a produtos similares no mercado.

Como vantagens para novos franqueados, na Óticas Carol o pagamento da taxa de franquia pode ser parcelado e o financiamento pode ser realizado com bancos parceiros, em condições já negociadas pela franqueadora. Uma nova unidade da rede da marca sai a partir de R$150 mil.

5 – Super Ótica São José

A marca Super Ótica São José foi criada em 1969 na cidade São José dos Pinhais (PR) e atualmente é uma marca muito forte na região e, em 2010, se tornou franquia, acumulando então mais de 50 lojas próprias e cerca de 100 franqueadas em 13 estados brasileiros.

A rede visa levar aos clientes o melhor para a saúde dos seus olhos através de produtos e serviços de extremo bom gosto e qualidade. E tem no seu portifólio grifes exclusivas, como Santini®, Belize®, Runaway® e Paradise®. Para investir em uma nova unidade franqueada são necessários entre R$155 e 250 mil.

6 – Óticas Diniz

Com atuação no mercado brasileiro desde 1992, as Óticas Diniz representam, atualmente, uma das maiores redes de varejo óptico nacional.  Na rede os clientes encontram produtos de primeira linha de marcas conhecidas no mundo todo como Calvin Klein, Dior, Lacoste, Carrera, Giorgi Armani, entre outras.  A rede também trabalha com marcas nacionais como Ana Hickman e Seninha.

Nos últimos 5 anos, a marca dobrou o número de lojas, tendo atualmente mais de 1000 unidades com presença em todo o país. Com um investimento a partir de R$200 mil é possível se tornar um franqueado da maior rede de óticas do país, valor este que inclui a taxa de franquia, o capital de giro e todos os custos de implantação.

7 – Chilli Beans

A rede Chilli Beans foi desenvolvida pelo empresário Caito Maia no final dos anos 90 e hoje é a maior rede especializada em óculos escuros e acessórios da América Latina, contando com mais de 740 unidades distribuídas por 9 países em 3 continentes.

Tendo o fast fashion como plataforma de negócios, a marca lança semanalmente dez modelos de óculos de sol, cinco de relógios e três de armações de grau. Essa rotatividade disponibiliza uma enorme variedade para os clientes, estimulando-os a constantes visitas para conferir as novidades dos pontos de vendas.

A empresa foi pioneira no conceito de ótica self-service, que permite ao cliente manusear e experimentar os produtos, e também a primeira marca do segmento a inaugurar uma máquina de customização, que permite que o cliente fabrique seus próprios óculos.

 

Fonte: Sua Franquia 

Buscar