Uma nova forma de encontrar uma ótica
Luíza procurou sua ótica
Luiza saiu do consultório do oftalmologista com o diagnóstico de vista cansada. Chegou a hora de usar óculos. Ela já estava vendo tudo meio embaçado e sua qualidade de vida estava começando a ficar prejudicada devido à chegada da presbiopia.
Só que Luiza nunca havia precisado de óculos. Seus filhos nunca usaram e ela nem sequer prestava atenção nas óticas existentes ao seu redor.
Então ela fez o que qualquer um faria nesta situação nos dias de hoje. Pegou seu celular e digitou a palavra “ótica” no Google. Apareceram diversos resultados, com uma lista das óticas mais próximas e suas respectivas posições no Google Maps.
Também apareceu no topo da página uma ótica em destaque, com uma pequena marcação escrito “anúncio”. Este anúncio saltou aos olhos de Luiza. Ela pensou: “Se uma ótica se dá ao trabalho de anunciar quando eu busco uma ótica, ela deve ser bem estruturada e deve ter algo especial para oferecer“.
Luiza então visitou o site da loja e viu que a ótica era especializada nas lentes que ela precisava. Como o site tinha o telefone da loja, ela clicou no número. O celular entendeu que era um número de telefone e iniciou uma chamada. Ela foi muito bem atendida por Clara, a vendedora. Clara esclareceu as dúvidas de Luiza e elas combinaram uma visita à ótica no dia seguinte.
Como era perto de sua casa, Luiza foi à ótica logo pela manhã, antes de ir para o trabalho. Clara foi muito solícita e vendeu uma linda armação com uma excelente lente multifocal. Ainda decidiram que a lente teria tratamento antirreflexo.
Luiza ficou muito feliz por voltar a enxergar com nitidez e se tornou cliente fiel da ótica, e da Clara, naturalmente.
Esta é uma ficção, mas histórias como esta acontecem todos os dias. É assim que as pessoas muitas vezes são inseridas neste mercado, quando descobrem que precisam usar óculos. E sua ótica precisa estar no lugar certo exatamente na hora que seu cliente precisar dela.
A cada novo cliente conquistado, provavelmente será o início de uma fidelidade que poderá durar muitos anos, trazendo uma excelente receita para a sua ótica, sem contar o famoso boca a boca que um novo cliente pode gerar, inclusive falando bem da sua ótica nas redes sociais, para centenas de amigos.
Bom, Luiza e muitas outras pessoas procuram óticas no Google e elas podem encontrar a sua, mas você só será encontrado se estiver lá.
Paulo Ignácio
Head Marketing Digital
Especialista – Segmento Óptico