O faturamento do varejo cresceu 10,2% em 2022
O faturamento do varejo cresceu 10,2% em 2022
Em termos nominais o varejo brasileiro apresentou crescimento de 10,2% na visão ano contra ano (2021-2022). Descontando os efeitos de aumento de preços no período, o ICVA deflacionado apresentou crescimento de 1,3% na comparação com Dezembro/21.
O mês de dezembro marca o 14º mês seguido de crescimento das vendas.A cada mês que passa, a base de comparação do ano anterior está mais distante dos efeitos de quarentena, o que implica em crescimentos mais brandos do que vimos ao longo dos anos de 2021 e 2022, uma vez que estamos comparando períodos com normalidade da atividade econômica.
“Para o varejo óptico não foi diferente crescemos acima de 11% em 2022 comparado a 2021 e temos boas perspectivas para 2023″, afirma Ambra Nobre Sinkoc, diretora executiva da Abióptica.
De forma geral, o mês foi favorecido pelos efeitos de calendário. Em 2022, o dia de Natal caiu em um domingo. Dessa forma, os consumidores tiveram uma semana completa, incluindo o sábado, para realizar as compras; enquanto em 2021 havia caído em um sábado. Já no Ano Novo houve o mesmo efeito, o dia 31 caiu em um sábado ante uma sexta-feira em 2021. Isso gerou um período maior para compras e preparativos para o Réveillon. Em 2022, comparado ao ano anterior, o varejo cresceu 4,9% sem considerar os efeitos de inflação e, em termos nominais, 17,8%.
Mais informações entrar em contato com [email protected] e aplique para ser um associado
Sobre Abióptica
A Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica, entidade mais representativa do setor óptico brasileiro, possui entre seus associados 95% de todas as marcas e grifes comercializadas no Brasil. Tem como um dos seus principais objetivos a defesa dos interesses do setor óptico por meio do fortalecimento e união da indústria e varejo.
Fonte: ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado